Papa fala sobre o Sínodo da Família na catequese

a catequese desta quarta-feira, 10, o Papa Francisco iniciou um novo ciclo de formação sobre o tema da família. O novo tema tem relação direta com o Sínodo dos Bispos, que ocorrerá em outubro de 2015 e discutirá ‘A vocação e a missão da família na Igreja, no mundo contemporâneo’.

Antes de apresentar o tema, o Santo Padre referiu-se ao que representou a assembleia dos bispos ocorrida em outubro passado.

“Queridos irmãos e irmãs, a assembleia sinodal extraordinária que aconteceu no mês de outubro passado tratou sobre os desafios pastorais da família no contexto da evangelização. Devemos saber que o Sínodo não é um parlamento onde debatem diversos partidos ou grupos de poder. Sínodo é um espaço protegido para que o Espírito Santo possa trabalhar”, ressaltou Francisco.

“Não houve confrontos entre facções, mas um confronto entre os Bispos, que ocorreu após um longo trabalho de preparação e que agora prosseguirá em outro trabalho, para o bem das famílias, da Igreja e da sociedade”, completou o Papa.

Francisco lembrou ainda que pediu aos bispos para falarem com franqueza e coragem e escutarem com humildade. “No Sínodo, não teve censura prévia. Cada um podia, mais ainda, devia dizer aquilo que tinha no coração e que pensava sinceramente”, declarou.

A declaração foi feita no dia seguinte à divulgação dos documentos preparatórios para o evento do próximo ano. [leia mais]

Ao final, falou sobre os documentos conclusivos da assembleia extraordinária em preparação ao encontro de 2015:

“Os documentos finais que brotaram do Sínodo são três: a Mensagem final, o Relatório final e o discurso final do Papa. O Relatório final, que foi o ponto de chegada de toda a reflexão agora será enviado às Conferências Episcopais, que vão discuti-lo em vista da próxima Assembleia, desta vez Ordinária, em outubro de 2015”.