Região Episcopal Osasco

REGIÃO EPISCOPAL OSASCO

Nos anos (19)70 a atual diocese de Osasco pertencia à Arquidiocese de São Paulo, subdividida em Regiões Episcopais cada qual com seu vigário episcopal.

Já nesta época, 1975, Dom Francisco Manoel Vieira foi designado para a região de Osasco, que foi subdividida em quatro setores para facilitar a organização pastoral. São eles: Santo Antônio, Bonfim, Barueri e São Roque. Iniciou-se, então, a formação dos ministérios. As paróquias não possuem modelos comuns de organização interna.

A vitalidade da Igreja permitiu que já nos anos 80 se realizasse a primeira Visita Pastoral com o objetivo de instituir uma maior e melhor organização paroquial e setorial com a constituição dos Conselhos de Pastoral Comunitários e Paróquias. Durante esta primeira Visita Pastoral, que durou 4 anos, as Assembleias Comunitárias continham em si uma forte experiência de comunhão e participação.

O Conselho Diocesano de Pastoral era formado a partir dos Conselhos Setoriais, expressão de um organismo vivo de comunhão e partilha.

No final dessa primeira Visita Pastoral, a região episcopal de Osasco foi subdividida em 6 setores pastorais: Santo Antônio, Bonfim, Carapicuíba, Barueri, Cotia e São Roque. A Diocese contava com 86 padres, 43 paróquias e 224 centros comunitários.

Nesse período o planejamento pastoral era arquidiocesano.

CLIQUE para ver o primeiro Boletim Informativo (BIO), de quando a diocese ainda era Região Episcopal Osasco