Diocesanas, Notícias › 13/10/2018

Vocacionados do Pai: a missão no coração do presbítero

Aconteceu na Diocese de Mogi das Cruzes o IV Congresso Missionário de Seminaristas (COMISE) da Regional Sul I da CNBB, de 28 de junho a 1º de julho de 2018, cujo  tema foi “Vocacionados do Pai: a missão no coração do presbítero”. O lema escolhido foi a citação bíblica em At 1,8 “Vós sereis as minhas testemunhas”.  A finalidade do encontro foi cultivar, nos seminaristas, a consciência missionária, em vista da eclesiologia proposta pelo Papa Francisco de uma “Igreja em saída”.

O Congresso contou com a participação de 26 dioceses do estado de São Paulo, que foram articuladas pela executiva do COMISE da Regional Sul I, sob a coordenação do Padre Hechilly, da diocese de Guarulhos.

Houve  sete conferências que trataram da pertinência da mentalidade missionária nas dimensões da formação do futuro presbítero, à luz das  questões humano-afetiva,  espiritual,  comunitária e  pastoral.

Foi proposta, para os seminaristas,  experiência missionária na diocese sede do Congresso, que aconteceu na Paróquia São Pedro Apóstolo. Foram formados  dois grupos: um em que os participantes permaneceram no entorno da comunidade matriz e   visitaram o conjunto CDHU, no distrito de César de Souza, e o outro grupo foi para uma área mais afastada no Conjunto Habitacional Vereador  Jefferson da Silva, onde ocorreram visitas às famílias, com realização de terço e da Santa Missa.

Houve, também, intercâmbio cultural com as tradições típicas da cidade de Mogi das Cruzes, ressaltando a Festa do Divino Espírito Santo, visita ao Museu do Carmo e às Igrejas históricas da Cidade, além do convívio com as famílias que acolheram os seminaristas em suas casas, com muito carinho e afeto.

Seminarista Eder Bruno Rodrigues

3º Ano de Teologia