Visita Pastoral na região Ibiúna

A Região Ibiúna, no período de 02 a 14 de agosto, acolheu o bispo diocesano Dom João Bosco em visita pastoral. Ibiúna é a quinta região da Diocese de Osasco a receber o bispo em suas comunidades paroquiais. Desmembrada recentemente da Região São Roque, atualmente é composta por seis paróquias.

Ainda tão jovem, receber a Dom João na região contribuiu para alicerçar o início dos trabalhos, podendo definir os conselhos e setores com valorosas partilhas. Segundo padre Daniel Vitor – coordenador regional – estes dias promoveram um grande avivamento espiritual e social, destacando a presença da Igreja no diálogo aberto na luta em favorecer do bem comum.

“Resta-nos agradecer toda palavra de sabedoria e incentivo que o nosso bispo nos trouxe, fortalecendo a comunhão e estreitando cada vez mais os laços de ternura e obediência ao nosso pai e pastor. Foram encontros repletos de alegria e mais uma vez o povo ibiunense junto com o bairro do Canguera, que formam a região, pode mostrar seus dons a serviço do crescimento da diocese”, declarou o padre.

No contexto do Ano Nacional do Laicato, vivido pela Igreja no Brasil (2017-2018), cresce a responsabilidade dos cristãos batizados, uma vez que são chamados pela graça do batismo a testemunhar a fé.

“A nossa missão como cristãos batizados, sem dúvida é evangelizar onde quer que estejamos, ou seja, na família, no trabalho, na escola, na política, na comunidade, enfim, em todo lugar, para poder ser sal na terra e luz no mundo”, afirma Margareth Xavier de Lima – coordenadora regional de ministros extraordinários – na Paróquia Nossa Senhora das Dores.

Margareth acredita que as reflexões e propostas lançadas por Dom João em seus encontros com as lideranças regionais e paroquiais vieram para enriquecer ainda mais o trabalho pastoral. “Posso dizer que vou desenvolver melhor o meu trabalho missionário, pensando e agindo como região que somos, olhando para o futuro, enfrentando os desafios para poder colher bons frutos”.

Para o seminarista Henrique Santos, com a visita pastoral de Dom João Bosco nasce a expectativa de dar continuidade aos trabalhos de evangelização que foram avivados durante esse período. “A comunhão entre os padres da região ao bispo diocesano promove o sentimento de cuidado do pastor com suas ovelhas e nos faz caminhar alegres, como o Papa Francisco nos pede: uma Igreja em saída”.

“Ao encerramento desta visita pastoral, ficamos com a responsabilidade de continuar anunciando a todos o Evangelho em comunhão com a Santa Igreja, na missão de evangelizar a todos que anseiam pela Salvação”, comentou Henrique.

Padre Daniel Vitor disse que o sentimento que fica é de gratidão por todo aprendizado que tiveram durante a visita pastoral, pois não existe catequese melhor do que estar próximo do pastor. “Foram palavras de sabedoria imensa com as quais nos sintamos abraçados pela graça de Deus e pela força do Espírito Santo”, finalizou o padre.

Meire E. Souza

Equipe BIO