Diocesanas, Notícias › 05/04/2018

Visita Pastoral da diocese tem início em abril

Neste ano de 2018 nossa Diocese de Osasco vivenciará mais uma vez um período de visitas pastorais. Tais visitas acontecem ordinariamente em todas as dioceses e são prescritas pelo Código de Direito Canônico, segundo o cânon. 396: “O Bispo está obrigado a visitar todos os anos a diocese no todo ou em parte, de tal modo que ao menos de cinco em cinco anos visite toda a diocese por si ou, se estiver legitimamente impedido, pelo Bispo coadjutor, ou pelo auxiliar, ou pelo Vigário geral ou episcopal, ou por um outro presbítero.”

Quais as finalidades de uma visita pastoral? Geralmente contamos com a presença do Bispo em nossas comunidades quotidianamente nas Confirmações, festas de padroeiros e demais comemorações. Porém, a visita pastoral é um meio do Bispo diocesano estar mais presente em meio ao povo de Deus exercendo seu ministério pastoral de ser aquele que vela pelo bom andamento da ação evangelizadora. Como os momentos celebrativos não privilegiam tal aspecto, a visita pastoral é um momento especial de encontro do pastor próprio da diocese com o seu rebanho, ressaltando a comunhão da Igreja Particular, a Diocese, organizada em torno das várias paróquias e regiões pastorais.

O Diretório para o ministério pastoral dos bispos Apostolorum Sucessores nos parágrafos 220 a 224 descreve em termos gerais o que é a visita pastoral e como ela deve proceder nas Igrejas Particulares: “A visita pastoral é uma das formas, corroborada pela experiência dos séculos, com a qual o Bispo mantém contatos pessoais com o clero e com os outros membros do Povo de Deus. É uma ocasião de reavivar as energias dos obreiros evangélicos, de os louvar, encorajar e consolar, como também a oportunidade de chamar todos os fiéis à renovação da sua vida cristã e a uma atividade apostólica mais intensa. A visita permite-lhe, além disso, avaliar a eficiência das estruturas e dos instrumentos destinados ao serviço pastoral, dando-se conta das circunstâncias e dificuldades do trabalho de evangelização para poder definir melhor as prioridades e os meios da pastoral orgânica”. Trata-se, portanto, de uma ação pastoral do Bispo, concretizando seu ministério apostólico de ser fundamento da comunhão visível da Igreja Particular, assegurando e confirmando na fé o povo a ele confiado.

Momento de encontro do bispo com os leigos, durante evento ‘Cracóvia é Aqui’, em Ibiúna

O Diretório segue com uma apresentação genérica de como deve ocorrer a visita pastoral: Na visita às paróquias, o Bispo procurará realizar, de acordo com as possibilidades de tempo e de lugar, os seguintes atos: a) celebrar a Missa e pregar a Palavra de Deus; b) administrar solenemente o sacramento da Confirmação, se possível durante a Missa; c) encontrar-se com o pároco e os outros clérigos que colaboram na paróquia; d) reunir-se com o Conselho Pastoral ou, se este não existir, com os fiéis (clérigos, religiosos, membros das Sociedades de Vida Apostólica e leigos) que colaboram nos diversos apostolados, e com as associações de fiéis; e) encontrar-se com o Conselho para os assuntos econômicos; f) ter um encontro com as crianças, os adolescentes e os jovens que percorrem o itinerário catequético; g) visitar as escolas e as outras obras e instituições católicas dependentes da paróquia; h) visitar, dentro do possível, alguns doentes da paróquia”.

Sendo este o modelo geral, cada Bispo em sua realidade particular pode adaptar as modalidades nas quais acontecerão as visitas pastorais às devidas circunstâncias concretas nas quais encontra-se inserido. Levando em consideração esta possibilidade, neste ano nosso Bispo Dom João Bosco irá realizar a visita por Regiões Pastorais, agrupando as paróquias e o povo de Deus, sem deixar de ter um momento celebrativo com cada comunidade paroquial. Todas as indicações dadas acima ocorrerão, segundo as programações, em nível regional, de modo a dinamizar ainda mais a ação evangelizadora em nossa Diocese e estreitar os laços de comunhão das paróquias de nossas nove Regiões Pastorais. Além das visitas, cada Região Pastoral organizará um momento de missão popular durante o período das mesmas, com a finalidade de avivar o compromisso missionário de todos os membros de nossas comunidades.

Neste primeiro semestre, as primeiras Regiões que receberão a visita pastoral serão as regiões Bonfim (22/04 à 06/05), São José Operário (14/05 à 27/05) e Santo Antônio (09/06 à 24/06). Aproveitemos este momento especial em nossa Diocese para fortalecermos a comunhão com nosso pastor Dom João Bosco, entre nós, Povo de Deus da Diocese de Osasco, para que todos sejamos fiéis ao mandato de Cristo!