Diocesanas, Notícias › 20/03/2019

Três décadas de história: Diocese de Osasco comemora jubileu de 30 anos de criação

Exatamente no dia 15 de março de 1989 foi instituída, pelo então papa São João Paulo II, a Diocese de Osasco que completa, esse ano, 30 anos de sua criação. E como comemoração, padres, diáconos, seminaristas, religiosos e religiosas, bem como leigos e leigas reuniram-se, junto ao bispo Dom João Bosco, para celebrar a data.

“Pedras vivas de uma Igreja acolhedora, evangelizadora e missionária. Hoje é dia de agradecermos, renovarmos nosso sim a Deus, e firmarmos compromisso de fidelidade ao projeto salvífico do criador. Este dia marca para todos nós, fiéis e pastores da Igreja Católica da Diocese de Osasco, um especial momento de agradecimento. Por isso queremos expressar, do mais profundo de nosso ser, nossa gratidão pela escolha de Deus por nós”, enfatizou o comentarista João Luiz Almeida, logo na abertura da solenidade.

Em sequência, o bispo Dom João Bosco iniciou a missa recebendo a imagem de São João Paulo II, e a Bula Pontifícia – decreto indicando a criação da diocese – e mencionou a presença de dois sacerdotes poloneses na celebração, padres Henrique e Marcos. O bispo afirmou que os padres estavam representando o povo de onde saiu o co-padroeiro e, assim, acrescentaram à celebração o testemunho de amor ao santo, que foi quem criou a diocese.

Padres visitantes e pertencentes à diocese participaram da missa em comemoração dos 30 anos.

Ao longo da homília, o bispo Dom João Bosco retomou a história de criação e desenvolvimento diocesano, lembrou de todos os bispos que integraram a diocese, ao longo das três décadas – Dom Francisco e Dom Ercílio – e fomentou a reflexão sobre toda a caminhada preparatória para a celebração do jubileu. “Hoje, 15 de março, celebramos a criação da diocese e no dia 1º de maio, o dia de sua instalação.  E eu faço referência a essas duas datas porque esta acontece em plena quaresma e aquela acontecerá na luz da ressurreição. Isso resume toda essa nossa caminhada e o sentido de sermos Igreja. Somos um povo que vive as agruras de um tempo difícil, mas, ao mesmo tempo, olhamos para a feliz ressurreição”, completou Dom João.