Testemunho de Fé: Pastoral da Sobriedade propõe mudança de vida

Foto: Festas sem bebida alcoólica as quermesses da Paróquia Santa Cruz, de Barueri, recebem o apoio do Pároco Padre Márcio José Pereira na conscientização sobre o vício.

Sob a luz do Evangelho: Pastoral da Sobriedade propõe mudança de vida aos dependentes do álcool, fumo e drogas

Reinserir na sociedade os cidadãos excluídos é o que propõe a Pastoral da Sobriedade, que está instalada em 8 Paróquias da Diocese de Osasco. Em conjunto com a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), uma série de atividades é proposta para combater o alcoolismo, o tabagismo e o uso de drogas.

Responsável pela Pastoral da Sobriedade a nível diocesano, Padre Luiz Antonio Sochiarelli – da Paróquia São Francisco de Assis, de Jandira – apoia o propósito, que segue 12 passos: admitir, confiar, entregar, arrepender-se, confessar, renascer, reparar, professar a fé, orar/vigiar, servir, celebrar e festejar. Esses preceitos são vivenciados periódica e ciclicamente, em cumprimento à 1ª missão da Igreja: a Evangelização.

Seguindo a pedagogia de Jesus Cristo

A Pastoral da Sobriedade atua na recuperação de quem deseja deixar o vício – dependentes ou co-dependentes – comprometendo-se com Jesus Cristo a ser sóbrio, por meio do “voto”. É uma ação concreta da Igreja Católica, que não apenas resgata os usuários, mas também acolhe, acompanha, conscientiza e tenta reinserir o dependente na sociedade, propondo uma mudança profunda, sob a luz do Evangelho.

Para tanto, a Pastoral da Paróquia Santa Cruz, de Barueri, busca constante integração entre os demais movimentos da Igreja e também com associações antialcoólicas sem vínculo religioso. Seus agentes, ainda, buscam conhecimento em palestras e apostilas disponíveis no site do Congresso de Dependência Química (www.condeq.com.br) – o 1º evento totalmente online sobre o assunto no Brasil. Além de seguirem o calendário anual de atividades da CNBB, também realizam reuniões semanais.

Reunião semanal de resgate de famílias desestruturadas pelos vícios oferecer crescimento espiritual aos doentes e marginalizados é um dos objetivos da Pastoral da Sobriedade “Ao Encontro da Felicidade”, de Barueri.

“Eu bebo socialmente, mas não sou alcoólatra”. Será?

O trabalho da Pastoral da Sobriedade da Paróquia Santa Cruz é embasado em uma pesquisa de campo, que foi realizada – em fevereiro de 2017 – na Escola Estadual Deputado Caio Prado, de Barueri. O evento de conscientização sobre drogas, tabagismo e alcoolismo foi ministrado para um público de 233 alunos e contou com 3 dias de palestras. Os agentes, que atuaram no evento, concluíram que muitas pessoas não consideram que o álcool cause dependência.

O tema Alcoolismo é abordado pela Pastoral da Sobriedade “Ao Encontro da Felicidade” em escolas de Barueri.

A problemática do “beber socialmente” veio à tona com a percepção de famílias inteiras afetadas, por pais que ingerem bebidas alcoólicas, resultando em filhos co-dependentes. Estatisticamente, poucos se declaram vivenciando o problema e muitos demonstram a insatisfação de um ambiente familiar desestruturado. E é justamente nessa conscientização que a Pastoral atua, uma vez que o 1º passo para a recuperação é admitir e aceitar a debilidade e fragilidade individual, entregando-se aos cuidados de Deus.

Testemunho: da exclusão ao resgate da fé

A luta contra os vícios é contínua, mas vários casos de sucesso já passaram pelas Pastorais da Sobriedade. E é por meio dos testemunhos, que novos ingressantes recebem a inspiração para experimentarem o amor e a piedade divina.

Nascimento (46 anos) é um desses casos de sucesso. Durante 14 anos acreditou que ser casado era permanecer com os mesmos hábitos negativos que alguns solteiros experimentam, com direito a festas, bebidas e falta de comprometimento com a família. Quando ele se deu conta, já estava dependente do álcool. “Cheguei a beber 2 litros de pinga por dia. Perdi bons empregos e todos se afastaram. Mas minha esposa sempre acreditou que eu poderia retomar a dignidade”, relatou o ex-dependente.

Sua esposa, então, o convidou para uma reunião na Paróquia São Francisco de Assis, em Jandira. Mesmo contrariado, resolveu lhe acompanhar deparando-se com o trabalho da Pastoral da Sobriedade. Durante o evento, pensou: “Senhor, ninguém acredita em mim, sou invisível, doente e preciso de ajuda. Não quero ser apenas mais um bêbado, não sirvo para nada e todos me evitam. Mas se para o Senhor, eu ainda puder ser útil, eis-me aqui, faça a Tua vontade”, relatou Nascimento entregando-se a Deus após ter dado o 1º passo.

E foi assim, que desde 2003 não faz mais uso da bebida, reconquistou sua família, recebeu o sacramento do matrimônio, tornou-se Ministro da Palavra e assumiu trabalhos na comunidade, fazendo parte do ECC (Encontro de Casais com Cristo) e EJC (Encontro de Jovens com Cristo). “Eu acredito que todos que queiram se livrar do vício devem procurar a Pastoral da Sobriedade. Por experiência própria, o beber socialmente sempre termina com sofrimento e dor”, finalizou Nascimento.

Serviço

Calendário das próximas atividades da Pastoral da Sobriedade da Paróquia Santa Cruz, de Barueri, para agentes pastorais:

DataAtividade
29/08Dia Nacional de Combate ao Fumo
07/09Grito dos Excluídos
07/09 a 15/09Novena Perpétua da Piedade Redentora de Cristo
15/09Festa da Paróquia Santa Cruz
27/10 a 29/10Acampamento da Pastoral da Sobriedade

Para mais informações, entre em contato com a Pastoral da Sobriedade mais próxima:

CidadeLocal  ContatoTelefone
BarueriParóquia Santa CruzAloísio (11) 99915-5475
BarueriParóquia Mãe da Igreja JoséNailton(11) 96287-9661