Highslide for Wordpress Plugin

Terremoto na Indonésia: tristeza, orações e consolo do Papa

Em mensagem, o Papa expressa sua solidariedade a todos e assegura orações “especialmente pelo descanso dos mortos, a cura dos feridos e a consolação de todos aqueles que sofrem pela perda de seus entes queridos

Cristiane Murray – Cidade do Vaticano

Medo na Indonésia, onde um terremoto de magnitude 6,9 atingiu a ilha turística de Lombok, domingo (05/08), causando centenas de mortos e feridos. Milhares de imóveis ficaram danificados e moradores precisaram deixar suas casas. Como Bali, onde o tremor também foi sentido, Lombok é conhecida por praias e montanhas. O epicentro foi localizado a 10,5 km de profundidade a 2 km ao sul de Loloan, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). Foi a segunda vez que a terra tremeu em uma semana.

Papa consola as vítimas com mensagem de proximidade

Em mensagem de pesar assinada pelo Secretário de Estado, Cardeal Pietro Parolin, Francisco se dirige às autoridades eclesiásticas e civis da Indonésia expressando a grande tristeza que o abateu ao saber da “trágica perda de vidas e da destruição” causada pelo terremoto.

Oração, força e consolação

O Papa expressa sua solidariedade a todos e assegura orações “especialmente pelo descanso dos mortos, a cura dos feridos e a consolação de todos aqueles que sofrem pela perda de seus entes queridos. Ao encorajar as autoridades civis e as pessoas envolvidas nos esforços de busca e salvamento das vítimas deste desastre, Francisco invoca para a população consolação e força concedendo a todos as bênçãos de Deus.

Ajudas de emergência

Há necessidade urgente de pessoal médico, medicamentos e suprimentos de alimentos para pessoas que tiveram que deixar suas casas devido a danos estruturais.

Várias ONGs já estão engajadas lidando com a emergência. Save the Children aponta que em algumas áreas de Lombok, 8 em cada 10 casas estão destruídas, mas os agentes humanitários estão trabalhando e os parceiros locais estão fornecendo cuidados especiais para as crianças.

“ Apesar da revogação do ‘alarme tsunami’, as pessoas estão desorientadas e fogem com medo, pois Lombok está sem eletricidade e isso torna as comunicações muito difíceis. ”

A Indonésia está em uma das regiões mais propensas a tremores e atividade vulcânica do mundo: o Círculo de Fogo do Pacífico. Cerca de 7 mil tremores atingem essa área por ano, em sua maioria de magnitude moderada.

Fonte: Vatican News