Somos chamados a sermos verdadeiros incentivadores das futuras vocações

Há, na sociedade atual, muitos rapazes e moças que são chamados por Deus à entregarem suas vidas inteiramente ao serviço do seu Reino, por meio do sacerdócio ou da vida religiosa, e que, porém, não correspondem a esse chamado por falta de informação e orientação. Todos nós temos uma parcela de responsabilidade nessa falta de orientação vocacional.

Preocupada com essa realidade, no dia 16 de fevereiro de 2018, na missa de abertura da Campanha da Fraternidade, a Diocese de Osasco, na pessoa do Pe. Marcelo Fernandes (coordenador diocesano do SAV), apresentou para nosso bispo diocesano Dom João Bosco, aos padres e a todo o povo de Deus, o projeto “Cada Comunidade Uma Nova Vocação”, cujo objetivo principal é promover uma cultura vocacional em nossas comunidades paroquiais. Para que este projeto seja eficaz precisamos assumi-lo e promovê-lo, por meio de três ações básicas.

Primeiramente, deve-se FALAR. Não utilizando palavras injuriosas ou ofensivas, mas, falando bem dos vocacionados, religiosos, seminaristas, diáconos e, principalmente, dos padres e bispos, pois são estes que nos alimentam com a Palavra, com a Santíssima Eucaristia, perdoam nossos pecados e nos ungem quando nos encontramos enfermos.

A segunda ação é REZAR. “Pedi ao Senhor da messe que envie operários para a sua colheita” (Mt 9, 38). O projeto convida cada um de nós a rezar uma dezena do santo terço, pedindo a intercessão da Bem-Aventurada Virgem Maria, por todas as vocações. E este pode ser rezado antes das reuniões comunitárias, celebrações eucarísticas, eventos paroquiais e, até mesmo, em nossas casas.

Por fim, devemos nos comprometer a CONVIDAR. Este é um passo muito importante, pois muitos rapazes e moças, estão apenas esperando um sinal visível para dizer “sim” à sua vocação. Portanto, não perca tempo! Estimule as crianças da catequese, da pastoral dos coroinhas, da perseverança, os adolescentes e jovens do grupo de acólitos, da crisma, entre outros movimentos e pastorais de sua comunidade, a pensarem no chamado de Deus para suas vidas.

Querido povo de Deus, pense bem! Podemos fazer a diferença na vida de muitos jovens, colaborando com seu discernimento vocacional e, consequentemente, contribuindo para o futuro da Igreja. Por isso: fale, reze e convide. Deus conta com você!

Nossa Senhora, Mãe e Rainha das Vocações. Rogai por nós!

Seminarista José Junior

Fonte: BIO - Boletim Informativo de Osasco