Diocesanas, Notícias › 08/11/2017

Seminaristas da Diocese de Osasco participam do 31° Curso Ad Gentes

Entre os dias 30 de julho e 26 de agosto de 2017, os Seminaristas Dênis Mendes e Rafael Ferreira participaram do 31° Curso Ad Gentes, promovido pelo CCM (Centro Cultural Missionário – Organismo da CNBB), realizado em Brasília – DF.

O Curso de Extensão para missionárias e missionários enviados Além Fronteiras contou com a participação de vinte e um missionários, sendo estes presbíteros, diácono permanente, religiosas, seminaristas e leigos, vindos de todas as regiões do Brasil e que serão enviados, sobretudo, para o Continente Africano e Americano.

Este período de formação dividido em diversas dimensões que tocam a vida do missionário, a saber: dimensão humano-afetiva, bíblica, histórica, socioambiental, geográfica, antropológica, teológica e prática. Em todas estas dimensões o texto bíblico que as perpassou foi a Parábola do Bom Samaritano (cf. Lc 10,30-35), sendo que os participantes do curso, por diversas vezes, foram interpelados sobre “Quem é o meu próximo?”.

TESTEMUNHO SEMINARISTA DÊNIS MENDES:

“A experiência vivida durante o Curso Ad Gentes foi riquíssima, pois além do vasto conteúdo apreendido, tivemos a honra de conviver com pessoas de diversos estados de vida e de diferentes lugares, padres, diácono, seminaristas, religiosas e leigos; missionários que serão enviados para inúmeros lugares ao redor do mundo, porém vão com um mesmo objetivo: a dilatação do Reino de Deus, anunciando a “Alegria do Evangelho”. Esta experiência feita em Brasília, sobretudo com a partilha realizada entre os participantes, revela o quanto a Igreja no Brasil tem crescido no vigor Missionário e atendido o apelo do Santo Padre, o Papa Francisco, de ser uma “Igreja em Saída”; isto nos motiva a dar um passo a mais na caminhada missionária que já temos realizado, assumindo uma missão além fronteiras.”

TESTEMUNHO SEMINARISTA RAFAEL SANTANA

A Igreja nasce da missão e existe para a missão. Existe para os outros e precisa ir a todos” (E.N,14). É desta frase da Exortação Apostólica Evangelii Nuntiandi do Papa Paulo VI, que gostaria de narrar minha experiência no Centro Cultural Missionário vivida este ano no mês de agosto, junto com o seminarista Dênis Mendes. “A Igreja existe para ir a todos” essa frase é uma realidade que eu pude experimentar nos dias vividos dentro do CCM.

Foi um tempo de profunda alegria, marcado pela fraternidade e acolhida dos irmãos de diversos estados, que se preparavam para missão Ad Gentes, que com sua simplicidade e generosidade, ajudaram a fortalecer a minha vocação a vida missionária.

Dentro das diversas experiências vividas neste tempo, dois momentos marcaram o encontro: a vivência fraterna e o testemunho missionário dos irmãos, que nos ajudou a ter uma visão ampla da missão e a perceber a exigência que faz a Igreja de ter missionários, e que sem um coração generoso, capaz de ir o encontro do outro, dificilmente seremos a Igreja de Jesus Cristo.

A grande necessidade que a Igreja faz hoje de viver em estado permanente de Missão, como outras vezes já nos falou o Magistério da Igreja, nasce de sua essência e isso não acontecerá se não tivermos o nosso coração como o de Jesus Cristo: dilatado pelos pobres, pelos excluídos do Reino.”

Seminaristas Dênis Mendes e Rafael Santana – Ano Pastoral