Seminário Diocesano inicia Jornada Vocacional 2017

Foto: Jornada Vocacional 2016 (Paróquia São José - Região Bonfim)

A Jornada Vocacional é um evento realizado pelo Seminário Diocesano São José da Diocese de Osasco que ocorre todos os anos entre os meses de junho e agosto. Este evento consiste em um grupo formado entre os propedeutas e seminaristas de nossa diocese que percorrem algumas paróquias visitando-as com a imagem de São João Maria Vianney e com sua Relíquia, sendo este o patrono dos sacerdotes.

O objetivo desse momento tão precioso da vida de nosso seminário é divulgar cada vez mais o discernimento vocacional em nossa diocese e estreitar também o laço entre os nossos seminaristas e os fiéis de nossa diocese. Outro motivo tão importante nesse momento é também divulgar o maior evento em prol das vocações da América Latina, o ComVocação, que é realizado todos os anos no terceiro domingo do mês de Agosto, domingo da Assunção de Nossa Senhora.

Na ocasião, os seminaristas se dividem em cinco grupos para visitar determinadas paróquias entre os dias de quinta-feira e domingo durante a manhã e a noite, onde participam da Santa Missa, rezam junto dos fiéis e acompanham aqueles jovens que pretendem fazer um discernimento mais profundo da vocação e também agradecem pelas orações de todos os fiéis pelos seminaristas e todo o nosso clero que ao exemplo do Bom Pastor, guia o povo à Luz do Evangelho.

Este ano será também realizado durante a terceira semana do mês de julho na cidade de Alumínio, a Semana Missionária dos seminaristas, onde todos os seminaristas de nossa diocese estarão durante uma semana fazendo a experiência à luz do exemplo dos apóstolos que deixaram tudo e foram anunciar a Boa Nova de Cristo Ressuscitado a todos para que pudessem chegar ao conhecimento da Verdade que é o próprio Cristo. Nesta ocasião, os seminaristas estarão fazendo visitas nas casas dos moradores da cidade e levando o Santo Evangelho à imagem do Cristo Bom Pastor, pois como seminaristas e futuros sacerdotes diocesanos, devem como todos nós cada vez mais se configurar a imagem do próprio Cristo.

A Diocese de Osasco conta 55 seminaristas, divididos entre as três casas de formação, Propedêutico, Filosofia e Teologia e cinco seminaristas que já terminaram a etapa de formação dentro do seminário e agora estão no Ano Pastoral, onde eles exercem sua pastoral integralmente numa paroquia e também numa pastoral diocesana.

Sendo assim, entreguemos a vida de nossos seminaristas nas mãos da Santíssima Virgem de Aparecida, para que interceda sempre por cada vocacionado ao sacerdócio para que sejam formados sacerdotes segundo o Coração de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Seminarista Henrique Santos –  Comissão ­Jornada Vocacional 2017

Fonte: BIO - Boletim Informativo de Osasco