Diocesanas, Notícias › 24/06/2019

Semana Missionária do Seminário

De 1 a 7 de julho de 2019, os seminaristas diocesanos do Seminário São José estarão em missão na cidade de Jandira-SP, situada na região pastoral Itapevi da Diocese de Osasco, na Paróquia São Francisco de Assis. A 2ª SEMISE (Semana Missionária do Seminário) é uma iniciativa organizada pelo COMISE (Conselho Missionário do Seminário). O COMISE é um órgão missionário recente na Igreja, elaborado como instrumento para ligar as Pontifícias Obras Missionárias (POM) aos seminários, tendo em vista que, na atualidade, o pontificado do Papa Francisco conduz a caminhada eclesial para ser uma “Igreja em saída” que vá de encontro aos fiéis, que anuncie a mensagem de Jesus Cristo de modo concernente às vicissitudes e anseios da atualidade. Na verdade, “todo o homem e mulher é uma missão, e esta é a razão pela qual se encontra a viver na terra. Ser atraídos e ser enviados são os dois movimentos que o nosso coração, sobretudo quando é jovem em idade, sente como forças interiores do amor que prometem futuro e impelem a nossa existência para a frente. «Eu sou uma missão nesta terra, e para isso estou neste mundo» (Papa Francisco, Exort. Ap. Evangelii Gaudium, 273).

O objetivo da 2ª SEMISE é formar e inspirar os seminaristas a uma consciência maior das iniciativas missionárias na Igreja, para que além de uma experiência pessoal, comunitariamente anunciem o Evangelho com espírito missionário testemunhando a imagem de uma “Igreja em saída”.

A 2ª SEMISE terá início com um dia de espiritualidade direcionado aos seminaristas, para que se preencham de Deus e testemunhem essa profunda experiência. Nos dias seguintes, estarão em missão visitando casas, comércios e lugares públicos da região de Jandira. Ao longo da semana, realizar-se-ão todas às noites celebrações nas capelas da Paróquia São Francisco de Assis. Nestes dias, os seminaristas ficarão hospedados nas casas dos paroquianos a fim de que a missão se estenda as famílias acolhedoras. Enfim, serão dias de intenso serviço missionário e de muitas graças para os seminaristas e o povo de Deus. Rezemos para que Deus colha os frutos das sementes que nossos seminaristas lançarão com seus trabalhos.

Sem. Samuel Elias Netto (COMISE)

3º Ano de Teologia