Diocesanas, Notícias › 03/10/2018

Semana dos Ministérios Extraordinários 2018

O Ano de 2018 foi todo dedicado aos cristãos leigos e leigas e a reflexão sobre sua presença e sua organização no Brasil, nas suas diversas dioceses; aprofundando pela formação e momentos de espiritualidade: “sua identidade, vocação, espiritualidade e missão; a fim de que possam testemunhar Jesus Cristo e seu Reino na sociedade”. Na continuidade desta proposta nos preparamos para acolher a Semana dos Ministérios Extraordinários 2018 que acontecerá em sintonia com a Exortação Apostólica Gaudete et Exsultate do Papa Francisco sobre a santidade no mundo atual.

«ALEGRAI-VOS E EXULTAI» (Mt 5, 12), «anda na minha presença e sê perfeito» (Gn 17, 1).

A Semana dos Ministérios acontecerá de 05 a 09/11/2018 nas 9 Regiões Pastorais de nossa Diocese tendo como Tema: “O Ministério como sal e luz no mundo cotidiano” e Lema: “Não se acende uma lâmpada para colocar debaixo de uma vasilha” (Mt 5,15). O estudo desta semana será baseado na Exortação Apostólica do Papa Francisco – Gaudete et Exsultate, “Alegrai-vos e Exultai-vos”. Esta semana Ministerial deve ser participada por todos os ministros, tanto os novos quanto os que renovarão o ministério por mais um mandato. Além do estudo da Exortação será tratado também sobre os critérios para ser Ministro(a); as dimensões que os caracterizam; a formação para exercício dos mesmos; as obrigações e deveres dos Ministros, dentre outros. Na segunda-feira dia 05/11/2018 será realizada a Abertura da Semana dos Ministérios nas Paróquias e do dia 06/11 a 09/11/2018 a formação será conforme o local agendado de cada Região com seu respectivo Assessor. Seguem informações sobre os locais onde acontecerão a Semana dos Ministérios e os padres Coordenadores Regionais dos Ministérios Extraordinários. A Assessoria para semana de cada Região deverá ser escolhida pelo padre Coordenador Regional e a Coordenação Leiga dos Ministérios de cada Região. Os horários serão informados pelas Regiões. Fiquem atentos e não deixem de participar! Maiores detalhes com a Coordenação Regional de sua Região e Paróquia. Seguem informações do Coordenador Regional e dos locais onde acontecerá a Semana Ministerial em cada Região:

1. Região Pastoral Barueri

Assessor Regional: Padre Denis Aparecido Mendes Pereira

Local: Paróquia São João Batista – Avenida Henriqueta Mendes Guerra, 212 – Centro – Barueri – SP

1. Região Pastoral Bonfim

Assessor Regional: Pe. Sérgio Vinicius Dantas de Oliveira

Local: Paróquia São João Batista – Praça Prof. Anésio Cabral, 355 – Rochdale – Osasco – SP

1. Região Pastoral Carapicuíba

Assessor Regional: Pe. Ewerton Leandro de Queiroz Silveira

Local: Paróquia São Lucas Evangelista – Av. Inocêncio Seráfico, 2450 – Vila Silva Ribeiro – Carapicuíba – SP

1. Região Pastoral Cotia

Assessor Regional: Pe. Alexandre Oliveira