Semana Catequética Diocesana completa 25 anos

As semanas catequéticas sempre foram momentos de união da Catequese em nossa Diocese de Osasco. Neste ano de 2017 chegamos à 25ª Semana Bíblico-Catequética. Em várias edições ela foi espaço para estudo de documentos da Igreja, momentos celebrativos e de profunda espiritualidade, pautadas pela diversidade de temas, mas sempre em conformidade com a necessidade primeira da evangelização e no olhar do que nos pede a Santa Igreja.

Neste sentido, esperamos que 25ª Semana Bíblico-Catequética, não tenha sido incentivo, apenas, para a missão ocorrida na cidade de Itapevi nos dias 22 e 23 de julho, mas sim, motivação para a prática missionária que sempre marcou a Igreja de Osasco.

Quando falamos de estudo de documentos não podemos esquecer-nos das várias reflexões proporcionadas pela Semana Catequética como: o sacramento do Crisma (2006), o Ano Catequético, que sob à luz da Conferência de Aparecida, estudou o Diretório Nacional de Catequese com o tema “Discípulos Missionários de Jesus Cristo” (2008), o estudo de cartas Paulinas com o lema “A Caridade sustenta a comunidade” (2008), a Profissão de Fé tendo o Catecismo da Igreja Católica como principal material de apoio para os estudos (2012), a espiritualidade mariana (2016). Ainda no ano de 2014 quando a diocese comemorou 25 anos de instalação, os catequistas foram convidados ao crescimento na evangelização, a partir da reflexão bíblica “Irás onde eu enviar” Jr 1,7.

Ainda, no contexto de evangelizar e viver as propostas da Santa Igreja, no ano passado, Ano Jubilar da Misericórdia, a Catequese concluiu a Semana Catequética com a peregrinação até a Catedral Santo Antônio. Um grande número de catequistas participou da caminhada penitencial até a Porta Santa da Catedral e da missa de encerramento, presidida pelo bispo diocesano Dom João Bosco Barbosa de Sousa.

A catequese da Diocese de Osasco recorda com carinho e gratidão à Ir. Mary Donzellin e sua equipe pela contribuição nos primórdios deste trabalho de evangelização.

Depoimentos

“A semana catequética já teve a contribuição de muitos sacerdotes, seminaristas, religiosos e religiosas, e leigos formados na faculdade de Teologia e, também de pessoas que se formaram na teologia pastoral de nossa diocese. Vale recordar o apoio e o carinho de Dom Francisco Manuel Vieira, primeiro bispo da Diocese de Osasco, e Dom Ercílio Turco que sempre motivaram a missão de nossos catequistas. Hoje somos gratos em contar com o entusiasmo do nosso atual bispo Dom Frei João Bosco, que convida a catequese para ser mais ousada na missão de levar com alegria o Evangelho, principalmente levar essa luz aos pequenos e indefesos. Desta forma, celebrar 25 anos da realização da Semana Catequética é celebrar o chamado de Deus que constantemente nos capacita a sermos seus discípulos e missionários” (Padre Daniel Vitor – assessor diocesano da Comissão Bíblico-Catequética)

“Semana Bíblico-Catequética 25 anos – vêm ao coração um sentimento de gratidão a Deus por tantas graças derramadas neste período em que a Pastoral Bíblico-Catequética proporciona a todos nós catequistas formação, encontro, evangelização e, principalmente, contato com o Cristo Palavra; nestes tempos em que precisamos sempre ser luz e sal! É bonito ver as pessoas dispostas a aprenderem seu verdadeiro papel na evangelização, ser catequista, buscando através dos temas atualizados, acompanhar a igreja; saindo em missão na realidade de tantos que desejam e anseiam pela Boa Nova. Parabéns a todos(as) catequistas que fazem a Semana Bíblico-Catequética acontecer. Que Maria Santíssima, Mãe da Evangelização, nos ensine sempre e cubra-nos com seu manto sagrado! Amém.” (Luciane Terra de Oliveira – coord. diocesana, 2007 a 2014)

“A Semana Catequética, anualmente, e os Congressos Catequéticos, a cada triênio, além de momentos formativos diocesanos para os catequistas, tornaram-se momentos celebrativos, inseridos na história da diocese, consciente da valorização e da necessidade de formação permanente de seus discípulos e missionários. As primeiras semanas realizadas em um único polo, a Catedral Santo Antônio, e posteriormente com a expansão da diocese, passaram a acontecer por região pastoral com temática unificada, para garantir maior abrangência. Uma pastoral Bíblico-Catequética engajada com os Planos Diocesano de Pastoral e em sintonia com as necessidades de seu povo. (Ricardo Romanetti – coord. diocesana, 2007 a 2014)