Santa Paulina: comunidade dedicada à santa está localizada em Carapicuíba

A Comunidade Santa Paulina pertence à Paróquia Santa Edwiges, no Parque Jandaia. Esta é a única comunidade da Diocese de Osasco dedicada à santa.

De acordo com relatos dos paroquianos Maria José da Silva (também conhecida como Dona Nina) e Sr. Zaqueu (hoje atuante da pastoral do Batismo), a comunidade surgiu após um abaixo-assinado com 122 pessoas do bairro sob a alegação de que a igreja Santa Edwiges ficava distante para os moradores daquela região.

No dia 12 de março de 2003, durante um encontro na casa do Sr. Zaqueu para rezarem o Santo Rosário, fizeram uma votação para escolherem o padroeiro da comunidade. A princípio foram cogitados São Cristóvão e Santa Clara, mas ao final foi escolhida Santa Paulina, em virtude de sua canonização ocorrida no ano anterior (2002), se tornando a primeira santa brasileira.

A primeira missa da comunidade foi celebrada no dia 27 de março de 2003 por Monsenhor Paulo Link, na casa de Dona Maria.

Sobre a Relíquia

No dia 07 de julho de 2019, em Missa Solene, que marcou a abertura do tríduo em honra a Santa Madre Paulina do Coração Agonizante de Jesus, a comunidade recebeu um grande presente, a entronização da relíquia de primeiro grau Ex Ossibus (parte do osso) da padroeira, solicitada pelo pároco Padre Ewerton Leandro de Queiroz Silveira à Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, no bairro do Ipiranga em São Paulo.

Todos os paroquianos e visitantes estão convidados a venerar e suplicar a intercessão de Santa Paulina, em nossa comunidade.

Relíquias de Santa Paulina.

Atualmente a Igreja de Santa Paulina está localizada na Rua Catarina Alves da Silva, 75 – Parque Jandaia – Carapicuíba/SP.