Diocesanas, Notícias › 11/02/2019

Saiba um pouco mais sobre o carisma das Irmãs Paulinas

Somos as Filhas de São Paulo, conhecidas como Irmãs Paulinas, chamadas e consagradas para anunciar o Evangelho com os meios de comunicação social. A Congregação foi fundada em 1915, na cidade de Alba, na Itália, pelo Bem-aventurado pe.  Tiago Alberione.

O nome “Paulinas” vem do Apóstolo São Paulo, que foi escolhido por pe. Alberione, como protetor e inspirador de nossa vida e missão.

No Brasil estamos presentes em quase todos os Estados através das nossas comunidades, livrarias e atividades de formação nas diversas áreas, como comunicação, catequese etc. junto às paróquias, dioceses, escolas.  A chegada das duas primeiras irmãs italianas ao Brasil aconteceu em 1931 com as irmãs Dolores Baldi e Stefanina Cillario.

Somos apóstolas comunicadoras de Jesus Cristo e nos comprometemos a viver a sua Palavra e anunciá-la às pessoas de hoje com os meios de comunicação. O livro, a revista, a música, o filme, a internet, as redes sociais são canais que colocamos a serviço para a comunicação do Evangelho, a fim de que sua mensagem se espalhe e chegue de forma rápida e eficaz a mais pessoas.

Nossa espiritualidade, centralizada em Jesus Mestre, Caminho, Verdade e Vida é a fonte que sustenta nossa vida consagrada e a missão. Padre Tiago Alberione compreendeu Jesus como Caminho, Verdade e Vida, assim como ele mesmo se auto define no Evangelho de Jo 14,6. A esta definição ele associa o título Mestre, que é o mais comum dado a Jesus nos Evangelhos. Por isso, o centro e o fundamento da nossa espiritualidade é Jesus Mestre, Caminho, Verdade e Vida.

A Palavra de Deus e a Eucaristia alimentam cotidianamente e iluminam nosso modo de ser e agir no mundo. Através dos momentos de oração diária, pessoal e comunitária, da celebração Eucarística e da meditação da Palavra de Deus, orientamos nossa vida e missão para o anúncio do Evangelho.

Em Maria, Mãe, Mestra e Rainha dos Apóstolos, a primeira comunicadora de Jesus, temos o modelo de mulher apóstola que gera e dá Jesus ao mundo.

São Paulo Apóstolo, o discípulo apaixonado por Jesus, é o nosso inspirador, modelo do seguimento a Jesus Cristo, exemplo de ação apostólica e nosso protetor.

Dizia Padre Alberione que as nossas livrarias são centros de luz, calor e irradiação do Evangelho.

JOVEM, VENHA VOCÊ TAMBÉM
SER COMUNICADORA DE JESUS CRISTO.
VENHA SER UMA IRMÃ PAULINA.

Entre em contato conosco
www.irmaspaulinas.org.br