Sabatina com Secretário da Saúde de Itapevi

No dia 31 de maio foi realizado pela Pastoral de Fé e Política da Igreja Católica de Itapevi, na COMUNIDADE KOLPING CRISTO REI, uma sabatina de perguntas sobre as ações da Secretaria de Saúde municipal.

Compareceram os padres Miguel Angel – Assessor de Fé e Política da Pastoral, Padre Fábio, Padre Ely e Padre Luiz Fernando que representaram as Paróquias de Itapevi.

O secretário dr. Sidney Sepulcre fez um relato inicial, explicando que existem muitas atividades desconhecidas dos munícipes, e que o conjunto “estado” é representado pelo governo federal, governo estadual e governo municipal, sendo o município responsável pelo atendimento (atenção básica) e não a internação de pacientes que ficam no Pronto Socorro aguardando vagas que muitas vezes não são disponibilizadas pelo Estado.

Outro destaque dado pelo secretário foi em relação ao prédio da UPA, que, após a construção, ficou com o ônus ao município de equipar/mobiliar e contratar profissionais, porém afirma que a verba repassada será muito abaixo das necessidades de operação.

O secretário informou ainda que foi feito uma cozinha para alimentação que já está toda equipada, mas o custo mensal para fornecimento com nutricionista é impraticável. Sobre fechamento em finais de semana de unidades e demora em atendimentos médico foi explanado a dificuldade da contratação de médicos pela distância, principalmente de São Paulo, onde reside a maioria dos médicos e também em função da evasão de cerca de 50 profissionais em passado recente.

Dr. Sidney explicou ainda a redução de verba para a saúde, apesar da lei solicitar a aplicação do município de apenas 15%, normalmente o município contribui com recursos próprios cerca de 28%. De acordo com o secretário nunca foi intenção da prefeitura retirar verbas da saúde.

Para finalizar, os padres pediram ao secretário um atendimento mais humanizado na cidade.