Highslide for Wordpress Plugin

Revitalização da Catedral Santo Antônio. Saiba como ajudar.

A história da Catedral de Santo Antônio se confunde com a própria história da cidade de Osasco. Após 87 anos da sua fundação, é preciso lembrar que ela nem sempre foi uma Catedral, sendo constituída matriz pertencente à Arquidiocese de São Paulo, abrigando toda a comunidade de Osasco que na época ainda era um bairro da Capital.

As famílias pertencentes à comunidade, muitas das quais lutaram pela Emancipação do Município, também foram aquelas que se dedicaram e se doaram para as importantes obras que foram sendo realizadas ao longo do tempo, e que foram necessárias para que a Matriz se estruturasse e pudesse acolher o número crescente de fieis, até que em 1989, a Região de Osasco, compreendendo doze municípios, fosse transformada em Diocese e a matriz, consequentemente em Catedral.

Vinte e oito anos se passaram desde então, e a necessidade de alterar a estrutura física da Matriz em Catedral se tornou necessária para que toda a Comunidade Diocesana possa ser acolhida.

Pensando em tudo isso e depois de muito refletir, a Comunidade da Catedral, liderada pelo seu pároco Monsenhor Claudemir e com o apoio do nosso Bispo, Dom João Bosco, foram dados os primeiros passos para revitalizar o ambiente celebrativo, de forma a permitir maior comodidade, bem como a construção de outros espaços, já concluídos, que caracterizam, as Catedrais de todo o mundo, tais como a Cripta, que de acordo com a tradição abriga os despojos dos bispos e padres, bem como de fieis que já se encontram juntos de Deus, e o batistério, na entrada da nave da igreja, agregando beleza e comodidade.

Neste ano iniciou-se uma nova fase da reforma, a qual possibilitará dobrar a capacidade de fieis. Encontra-se em pleno desenvolvimento a reforma do lado direito da Catedral, compreendendo mais de 3.000 metros quadrados de construção, a qual se encontra na etapa de edificação estrutural, tendo sido vencido um longo período de demolição.

Não se pode ter dúvida, de que a obra caminha com a graça de Deus e com a ajuda dos fiéis e devotos de Santo Antônio. Chegamos ao momento importante da evolução dos trabalhos que não podem parar e pedimos a todos que, a exemplo de seus pais e avós, que sempre ajudaram nossa paróquia, abram os seus corações. Toda ajuda é bem-vinda”, afirma Monsenhor Claudemir.

O apoio à reforma da Catedral, pode vir através da Campanha dos Devotos de Santo Antonio, cujas doações são realizadas através de carnês obtidos junto à Secretaria da Catedral, ou então, mediante materiais de construção de acordo com as especificações da obra, devendo nesses casos entrar em contato com a Administração Paroquial.

Nos ensina Dom João Bosco que “A Catedral Santo Antonio, não é minha, não é sua, mas é a Nossa Casa, ela é a igreja mãe da nossa Diocese, e por isso merece todo nosso apoio, nosso carinho e nossas orações, para que possamos deixar um importante legado para as gerações que irão nos suceder. A Igreja, fundada pelo próprio Jesus Cristo, em primeiro lugar somos nós, seres humanos e irmãos, e tudo aquilo que construímos é para a Glória de Deus. Por isso aqueles que podem, dentro das suas possibilidades, ajudem a Catedral a se tornar um grande símbolo da nossa fé e da nossa gratidão, por tudo aquilo que recebemos gratuitamente de Deus”.

Ariovaldo Lunardi e Regina Lunardi – Ministros da Catedral Santo Antônio

 

Fonte: BIO - Boletim Informativo de Osasco