Região Itapevi realiza primeira assembleia regional

Foto: Sem. Vinícius Soares

Na manhã do último sábado, 14 de abril, a nova Região Pastoral Itapevi reuniu-se pela primeira vez em assembleia, desde a sua criação e desmembramento da Região Barueri, ocorrida em fevereiro deste ano corrente. Sob a presidência do coordenador regional, Pe. Ely Rosa, foi estruturado o Conselho Pastoral da Região, em conformidade às diretrizes presentes no 8º Plano Diocesano de Ação Evangelizadora, com a eleição das novas coordenações e representações das pastorais, movimentos e associações.

Abrangendo dois municípios, a região é composta por oito paróquias, sendo cinco delas situadas em Itapevi (São Judas Tadeu, Cristo Rei, Nossa Senhora Aparecida – Amador Bueno, Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças e São José) e as demais em Jandira (Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora de Fátima e São Francisco de Assis).

A assembleia regional transcorreu-se na Paróquia Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças, confiada aos cuidados pastorais da Congregação da Sagrada Família de Bérgamo. Após uma profícua explanação conduzida por Nilso Filgueiras, secretário executivo da Região Pastoral Cotia e membro da Paróquia São Pio X, discorrendo acerca da organização e dos três setores de ação pastoral da diocese, os presentes procederam às eleições, ao passo que, quando concluídas, resultaram na apresentação daqueles que foram eleitos e que, portanto, constituem a partir de agora o Conselho Regional de Pastoral.

Padres da Região Pastoral Itapevi. Foto: Sem. Vinícius Soares

Nesse ínterim, o coordenador, Pe. Ely, apresentou os presbíteros membros do clero da região que desenvolverão o trabalho de assessores junto à cada um dos setores, ficando o Pe. Pietro Rossoni, CSF, como assessor do Setor Pastoral e Ação Missionária, o Pe. Hélio Pedro como assessor do Setor Movimentos e Associações, e, por fim, o Pe. Miguel Angel Guerrero, MSpS responsável pelo Setor Pastorais Sociais.

Pe. Ely Rosa, a partir do trecho narrado no Evangelho de Jo 6, e meditada na oração inicial da assembleia, exortou o novo Conselho a deixar-se guiar pelo Espírito, que é quem conduz a Igreja, e, escutando a ordem de Jesus, não tenham medo dos desafios presentes na caminhada que agora se inicia.

Com a presença completa do clero regional, a primeira assembleia resultou em frutos positivos que motivaram as oito paróquias a caminhar sempre progredindo na unidade da fé e da comunhão.

Fonte: Sem. Vinícius Soares