Diocesanas, Notícias › 14/09/2016

Profissões da Ajuda participam do Encontro de Espiritualidade

Aconteceu na manhã do dia 3 de setembro, no Salão de Atos da Cúria, o 1º Encontro de Espiritualidade e Partilha do Setor Pastorais Sociais com o psicólogo Pe. Dr. Edênio Valle, Religioso da Congregação do Verbo Divino.

Participaram do encontro, profissionais da ajuda como professores, psicólogos, assistentes sociais, pessoas da área da saúde, diversas pastorais e sacerdotes da nossa diocese.

Pe. Alexandre Pessoa, assessor do Setor Pastorais Sociais, deu início com a oração e logo após, fez a apresentação de Pe. Edênio, que desenvolveu o tema “A pessoa e a vocação do leigo na perspectiva da santidade e missão da Igreja no mundo”.

Pe. Edênio fez alusão ao Doc. 105 da CNBB, onde se fala da importância da missão do leigo na Igreja e de sua presença contínua na vida da humanidade como instrumento de animação e inspiração a outros. Ele destacou que o trabalho do leigo no mundo é plantar o Evangelho de Deus, numa sociedade que, muitas vezes, se isola uns dos outros ou se aliena do próprio ser.

O padre chamou atenção ainda para o fato de que,  a sociedade pode passar por crise de identidade e que diante desta crise, nasce a busca de um novo ethos (costumes, hábitos) de viver nos dias de hoje, tanto nossa espiritualidade cristã quantos nos deveres de cidadania.

Dom João Bosco visitou o encontro deixando sua saudação e mensagem de ânimo aos participantes e parabenizando Pe. Alexandre Pessoa pela iniciativa e enaltecendo a presença de Padre Edênio, o qual considera “uma pessoa de tanta sabedoria e experiência neste assunto”, declarou o bispo.