Peregrinação da Relíquia de São Roque

No feriado de sete de setembro, tivemos a oportunidade de visitar a Paróquia de São Roque de Minas. Trata-se de um pequeno povoado situado aos pés da Serra da Canastra – MG, distante da cidade de São Roque – SP 555 km. Foi uma visita religiosa e turística ao mesmo tempo, atendendo ao pedido de Dom Mauro Morelli, bispo emérito de Duque de Caxias – RJ, residente em São Roque de Minas e do Pe. Dênis Cândidoda Silva, atual Pároco.

A razão da visita foi, primeiramente, religiosa: levar a Relíquia de São Roque que se encontra na Igreja Matriz São Roque àquela Paróquia que tem o mesmo santo como Padroeiro. A Relíquia, um fragmento do braço direito do Santo Padroeiro, acomodada em um belíssimo relicário de origem Milanesa, foi adquirida pela Paróquia em 1954.

Como surgiu esta visita? Tudo começou de Dom Mauro Morelli. Dom Mauro já conhecia a cidade de São Roque e sabia da Relíquia preciosa guardada em nosso templo. Ele era bispo auxiliar de Dom Paulo Evaristo Arns, Cardeal de São Paulo, nos anos 1970, junto com outros bispos, entre eles Dom Francisco Manuel Vieira de saudosa memória. Estando em Itaici, Município de Indaiatuba – SP, Dom Mauro e Pe. Dênis fizeram uma rápida visita à nossa cidade, onde foram recebidos por mim (Pároco), conheceram a nossa Matriz e tiveram oportunidade de ver a Relíquia do Santo Padroeiro. Foi uma visita marcante e, naquele momento, fizeram o apelo para que levássemos a Relíquia à Paróquia irmã de São Roque de Minas. A peregrinação aconteceu nos dias 7 a 11 de setembro.

Os paroquianos de São Roque de Minas se entusiasmaram com a visita da Relíquia de São Roque à sua cidade. A Relíquia percorreu as ruas daquele pequeno povoado em carro aberto, sob os aplausos das pessoas que acompanharam o cortejo até a Igreja Matriz, onde a multidão esperava para a Missa vespertina. Crianças paramentadas de anjos com velas acesas esperavam na porta da Matriz junto com Dom Mauro. A Relíquia foi solenemente conduzida até o altar por paroquianos leigos da Paróquia São Roque – SP, os Srs. José Carlos Dias Bastos (Zé do Nino – Setor Patrimônio), Véra Lucia da Luz Diez Vecino Kono e Lauro Ossami Kono (Setor Eventos) enquanto se cantava o hino a São Roque, sendo a mesma recebida pelo Pároco Pe. Dênis. O entusiasmo e a alegria eram grandes! Muitas vivas, palmas e emoção tomaram conta dos fiéis irmanados para a Santa Eucaristia. A Missa foi presidida por Dom Mauro tendo Pe. Dênis e eu, Pe. Daniel, como co-celebrantes. Terminada a Missa, a Relíquia foi exposta à veneração dos fiéis.

Foto: Setor 5 – Comunicação São Roque

Antes da bênção final, transmiti uma mensagem aos presentes em nome da Paróquia São Roque – SP: “O Pe. Dênis falou para vocês que esta é uma noite muito, muito, muito especial por causa do nosso Padroeiro. Mas hoje também é um dia muito especial para nós, de São Roque… Quando Dom Mauro e Pe. Dênis manifestaram o desejo da visita, eu disse: ‘Mas esta Relíquia nunca saiu da cidade de São Roque!’. E eles me responderam: ‘Mas tem um Povo de Deus lá em Minas esperando!’. Preparamos então esta Peregrinação, vamos deixar aqui alguns materiais para compartilharmos como duas Igrejas irmãs. A família de vocês aqui de Minas tem 160 anos; a nossa tem 361! São Roque foi homem apaixonado por Jesus, membro atuante da Igreja; um grande Santo!”. Agradeci pelo convite e propus que um grupo de peregrinos da Canastra visitasse a Paróquia São Roque – SP por ocasião da Novena Mensal em preparação das Festas de Agosto de 2019. Fizeram uso da palavra também a Sra. Véra Kono e o Sr. José Carlos Dias Bastos. A cobertura desta Peregrinação foi realizada pelo Setor Comunicação da Paróquia São Roque – SP (Thaíza Thiemi Kono e Lauro Júnior).

Mas esta visita teve também seu aspecto turístico. Visitamos o Chapadão da Canastra onde nasce o Rio São Francisco, a Cachoeira Casca d’Anta e outros lugares de difícil acesso. Andamos a pé e pisamos em muitas pedras. Andamos de jipe e experimentamos trilhas e caminhos empoeirados que marcaram a nossa vida! Experimentamos o famoso “Queijo da Canastra” de qualidade nacional e internacional, feito artesanalmente pelos “Canastreiros” da região.

Enfim, esta Peregrinação ficará para sempre gravada em nossos corações! Foi uma alegria imensa poder proporcionar aos irmãos da cidade de São Roque de Minas esta belíssima experiência de fé e devoção! Sentimo-nos enviados por Deus para esta grande missão, este grande encontro! Que São Roque, nosso Santo Padroeiro, interceda sempre por nossas famílias e por nossas cidades! Viva São Roque!!!