“Pela Força de Deus, anunciamos o Evangelho de Cristo, nossa Vitória”

Foto: Abertura da Porta Santa na Catedral Santo Antônio - Ano da Misericórdia (2015). Crédito: Pascom Diocesana

Diocese de Osasco – rumo aos 30 anos de evangelização

Em 2014 recebemos o nosso 3º bispo diocesano (atual): Dom João Bosco Barbosa de Sousa, sendo nomeado por Sua Santidade, o Papa Francisco, transferindo-o da sede de União da Vitória (PR), para a sede episcopal de Osasco. Dom João foi canonicamente empossado no dia 20 de Julho do mesmo ano, em uma solene e bonita Santa Missa, recebendo das mãos de Dom Ercílio Turco, o báculo, símbolo do pastoreio, na ocasião, Dom João foi ovacionado e muito bem recebido por todos os “diocesanos” que cantavam a uma só voz: “Bendito o que vem, em nome do Senhor… ‘Cristo, nossa Vitória’ este é teu lema”.

A partir da chegada de Dom João Bosco, a pedido do mesmo, o BIO (Boletim Informativo de Osasco) passou por uma reestruturação, ficando o modelo como conhecemos hoje. Em fevereiro de 2015, Dom Ercílio completou 25 anos de sua ordenação episcopal, enquanto que no dia 10 de outubro de 2015, Monsenhor Paulo Link celebrou seu jubileu de ouro sacerdotal, com a presença de Dom João Bosco e Dom Ercílio (bispo emérito). Também em 2015, mais especificamente no dia 10 de fevereiro, Dom João Bosco inaugurou o Instituto Superior de Filosofia Sede da Sabedoria, do nosso Seminário Diocesano, na presença de clérigos e seminaristas; em abril, Dom João foi eleito presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB. Em junho, nos dias 03 e 14, Dom João consagrou as Igrejas: Nossa Senhora da Conceição (km 18) e a de São João Batista (Jd. Mutinga), ambas em Osasco.

De 22 a 27 de setembro, Dom João Bosco, nosso bispo diocesano, esteve na Filadélfia (EUA), representando todos os bispos do Brasil, junto ao Encontro Mundial das Famílias, com o papa Francisco. Em outubro as Obras Kolping do Brasil, iniciaram no Salão de Atos da Cúria, o curso de Doutrina Social da Igreja. No dia 06 de dezembro, no Ginásio José Liberatti, em Osasco, aconteceu o 1º congresso diocesano das Famílias, com a presença maciça das diversas Pastorais, Movimentos e Associações que desenvolvem seus trabalhos junto as famílias; no dia 11 do mesmo mês, Dom João Bosco, em comunhão com toda a Igreja, perante o clero e inúmeros fiéis, abriu a Porta Santa do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, em nossa Catedral Diocesana. Ainda em 2015, Dom João apresentou para todos o brasão oficial da Diocese de Osasco, desenvolvido pelo padre Othoniel.

A partir de 2016 a Coordenação Diocesana da Catequese inaugurou a Escola Catequética Discípulos de Emáus, com o objetivo de trabalhar as formações para os catequistas por módulos: Bíblico, Querigmático–Mistagógico e Teológico–Litúrgico. Por ocasião o tricentenário da Aparição da Imagem de Nossa Senhora nas águas do rio Paraíba, em maio iniciou-se em toda a Diocese a peregrinação diocesana de Nossa Senhora Aparecida, tendo início durante a Romaria ao Santuário Nacional. Em julho, tivemos o “Cracóvia é Aqui”, evento diocesano em consonância com a Jornada Mundial da Juventude. Em outubro, Dom João Bosco propôs uma arrecadação diocesana para a Diocese de Pemba, na África, nossa Diocese irmã.

Em março de 2017, nosso bispo diocesano, Dom João Bosco, completou 10 anos de episcopado. Também em 2017, com permissão de nosso bispo, iniciou-se o processo de revitalização de nossa Catedral Diocesana. Entre os dias 11 e 16 de julho o Seminário Diocesano realizou uma Semana Missionária na cidade de Alumínio.

Sessão Solene de Instalação do Tribunal Eclesiástico Diocesano.

No ano de 2018 nossa Diocese ganhou mais três novas Regiões Pastorais, sendo elas: São José Operário (desmembrada da Região Santo Antônio), Itapevi (desmembrada da Região Barueri) e Ibiúna (desmembrada da Região São Roque), totalizando-se 9 Regiões Pastorais em toda a Diocese, facilitando-se assim a organização Pastoral, também foram acrescentadas mais 3 estrelas no Brasão oficial da Diocese, simbolizando as 3 novas regiões.

Em março deste ano, Dom João instalou o Tribunal Diocesano Eclesiástico, para melhor servir ao povo de Deus. Ainda sobre o projeto “Missão Pemba: a África nos espera”, nossa Diocese enviou os diáconos Dênis e Rafael para Moçambique, onde puderam desempenhar a Missão “ad gentes”. Neste ano, também em março, Dom Ercílio Turco, nosso bispo emérito, completou 80 anos de idade, e agora em dezembro, 55 anos de sacerdócio. Em abril, Dom João iniciou a sua 1ª visita Pastoral em nossa Diocese, passando pelas 88 paróquias que a compõem.

A partir de maio, por ocasião do Jubileu dos 30 anos da Diocese, iniciou-se a peregrinação das relíquias de Santo Antônio e São João Paulo II, padroeiro e co-padroeiro respectivamente. Em julho, iniciamos no Bio a retrospectiva histórica de nossa Diocese. No dia 17 de agosto, Dom João inaugurou e abençoou a Rádio Católica de Osasco, a Rádio online de nossa Diocese, instalada no 10º andar da Torre de nossa Catedral. Em outubro inauguramos o Memorial dos 30 anos de nossa Diocese, localizado dentro da Catedral. Ainda neste ano, Dom João Bosco, juntamente com o Conselho de Presbíteros deram início a reforma do jazigo dos padres, localizado no cemitério Bela Vista, Osasco.

Desde 2010, abrangendo o final do Episcopado de Dom Ercílio, até hoje no Episcopado de Dom João, foram criadas 21 paróquias. Além disso, nesta década também foi criada a Comissão de Bioética e Defesa da Vida a nível diocesano, e esta comissão esteve presente em várias Câmaras Municipais presentes no território diocesano, ajudando a implantar leis a favor dos nascituros.

Esta é a nossa história: são 30 anos de evangelização, 30 anos sendo guiados “Pela Força de Deus” para conseguirmos “Anunciar o Evangelho” de “Cristo, nossa Vitória” (menção aos lemas episcopais dos 3 bispos de nossa diocese”.

Fonte: Diácono Thiago Jordão