Pastoral Familiar, capacitar para acolher!

Foto: Antonio Cruz

Aconteceu entre os dias 19 a 23 de junho a Semana Diocesana de Formação da Pastoral Familiar com o tema: “Os três setores da Pastoral Familiar na Amoris Laetitia”. O estudo teve como base a reflexão, ‘Uma Nova Pastoral Familiar à luz da Exortação Pós-sinodal Amoris Laetitia’ apresentada por Dom João Bosco Barbosa de Sousa – bispo de Osasco e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), na Assembleia das Igrejas realizada em outubro de 2016 em Itaici/SP.

Com o objetivo de uma ação mais efetiva nas paróquias a Pastoral Familiar é organizada em três setores: Pré-Matrimonial, Pós Matrimonial e Casos Especiais. Por este motivo, a Semana de Formação apresentou trechos da Exortação Apostólica que apontam passos na vida familiar, com foco em cada um dos setores.

O primeiro dia do evento aconteceu em caráter diocesano, assessorado pelo casal André e Ritinha Kawahala, realizado no Espaço Centro de Evangelização Beata Elena Guerra, em Barueri. Foram abordados alguns pontos do capítulo III da Amoris Laetitia e os parágrafos 444 a 461 do Documento 79 da CNBB (Diretório da Pastoral Familiar).

Dos dias 20 a 22 os agentes se reuniram nas regiões pastorais, tendo como assessores: Pe. Luiz Rogério e Diácono Ricardo (Região Santo Antônio), seminarista Rafael Santana (Região Cotia e São Roque), seminarista Eduardo Sobrinho (Região Carapicuíba), seminarista Franklin Bruno (Região Bonfim), Wilson Chagas – coordenador diocesano e o casal André e Ritinha (Região Barueri).

Com média de 350 participantes, além de agentes da Pastoral Familiar, estiverem representadas outras pastorais e movimentos como ECC (Encontro de Casais com Cristo), Ministério de Famílias da RCC (Renovação Carismática Católica), Comunidade Católica Famílias Novas, Equipes de Nossa Senhora, ministros extraordinários, catequistas, equipes de Liturgia, Pastoral da Saúde, entre outros.

A presença das diversas realidades da igreja durante os encontros demonstra que toda a igreja de Osasco, de fato, está comprometida com a formação de agentes capacitados que possam acolher e evangelizar as famílias em toda e qualquer situação que se encontrem.

A Semana de Formação encerrou-se no dia 23 de junho com a missa diocesana no Espaço Centro de Evangelização Beata Elena Guerra presidida por Dom João Bosco e concelebrada por Pe. Luiz Antônio Sochiarelli – assessor da Pastoral Familiar da Região Barueri.

Fonte: Comissão Diocesana da Pastoral Familiar