Pastoral Carcerária organiza missas de Natal em unidades penitenciárias

Foto: Missa de Natal celebrada em 2016, na penitenciária feminina. Arquivo Diocese de Osasco

Com agentes presentes em todos os Estados do país, a Pastoral Carcerária acompanha e intervém na realidade do cárcere brasileiro de forma cotidiana. Busca ser a presença de Cristo e de sua Igreja no mundo dos cárceres, caracterizado pela superlotação, condições insalubres e tortura sofrida pelas pessoas privadas de liberdade. Portanto, em seu trabalho de atendimento religioso às pessoas presas os/as agentes pastorais promovem um serviço de escuta e acolhimento, anunciam a Boa Nova, contribuem para o processo de iniciação à vida cristã e para a vivência dos sacramentos, e atuam no enfrentamento às violações da dignidade e dos direitos humanos que ocorrem dentro do cárcere, pois “todo processo evangelizador envolve a promoção humana” (Doc. Aparecida, p.399).

A Pastoral Carcerária da Diocese de Osasco atua nos cárceres com visitas semanais, intermediação das relações entre presos e familiares, celebrações de missas e da Palavra periódicas, orações e escuta com a população carcerária, celebrações com a diretoria e funcionários, ajuda com produtos de necessidades básicas e de higiene pessoal aos detentos carentes, sensibilização das comunidades sobre os problemas dos presos e o valor da Pastoral carcerária. Em nível local, os agentes têm como objetivo incentivar todo conjunto de atividades relacionadas à Pastoral Carcerária, desde reuniões na base com os nossos agentes, até reuniões com autoridades.

Serão realizadas missas de Natal nas unidades CDP II nos dias 19 e 26 de dezembro às 13h. E no dia 21/12 às 9h haverá a missa com os servidores da unidade CDP II. As celebrações no CDP I (KM 20 da Raposo Tavares) e no CPP Feminino -Butantã ainda terão as datas definidas.

Se você se sentiu chamada para esta Missão Evangelizadora, seja bem-vindo! Estamos presente nas seguintes Unidades Carcerária na Diocese de Osasco.

CDP I e CDP II (Centro de Detenção Provisória): visita semanal às quartas-feiras das 13h às 16h.

CPP FEMININA BUTANTÃ (Centro de Progressão Penitenciária): visitas aos sábados das 8h às10h (a cada 15 dias)

Telefone para contato: (11) 3683- 4522

E-mail: pastoralsocial@diocesedeosasco.com.br

À luz do Evangelho reconhecemos sua imensa dignidade e seu valor sagrado aos olhos de Cristo!

Fonte: Redação BIO – com informações Pastoral Social Diocesana