Paróquia Santa Isabel comemora 50 anos de história

Foto: Construção da igreja matriz em 1973. Arquivo - Paróquia Santa Isabel

A Paróquia Santa Isabel, em Osasco, está vivendo um momento especial, com a oportunidade de relembrar a história da paróquia Santa Isabel que completa 50 anos.

Em 1954, Dona Clarice Cerqueira Galvão, doou o terreno onde seria construída a capela a princípio com o nome de São Jorge. No dia 12 de setembro daquele mesmo ano, foi erguido um cruzeiro para demarcar a área onde seria a igreja, resultando em muita festa entre os habitantes da chamada Vila Coronel Delfino Cerqueira. Levaram-se alguns anos até que a capela fosse construída e vinculada a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, localizada no Km 18, e em 19 de agosto de 1968, foi desmembrada, sendo então elevada à Paróquia e teve como seu primeiro pároco o Pe. Eugênio Hoefler, com o tempo passou a se chamar Paróquia Santa Isabel – prima de Nossa Senhora, esposa de São Zacarias, e mãe de São João Batista.

Em 1968, começava a construção da segunda Igreja que iria fazer parte da nossa paróquia, a comunidade Nossa Senhora das Graças, localizada no Jardim Roberto, sua inauguração foi no dia 13 de abril de 1969.Durante os anos, foram criadas mais duas comunidades, que formam hoje a paróquia Santa Isabel: Comunidade São Francisco de Assis, no Jardim Cirino e a comunidade São José, Jardim Vicentina.

Algumas outras comunidades, fizeram parte da nossa história: Comunidade Santa Terezinha e Sagrada Família, que hoje pertencem a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Jardim Padroeira II. No período de agosto a novembro de 2001, a paróquia passou a acolher na Casa de Betânia, os jovens propedeutas da Diocese, tendo como Reitor, o pároco vigente na época, Pe. Benedito. Eram os propedeutas neste ano, Anderson Moisés de Jesus Soares, Fábio de Freitas, José Marcio de Oliveira, Alexander Souza Carvalho, Fábio Tadeu Marques Silva, Rodrigo Silva Pereira, Alexandre Augusto Siles, Francisco Marques Pereira, Valdir de Matos Luz, Douglas Dias Melo, Kleber Muniz Santos, Diego Vinícius Rodrigues, Henrique Souza da Silva (atual pároco), Ewerton Leandro Queiróz Silveira, Gilson Leite de Araújo.

Turma do Propedêutico 2001 – reitor padre Benedito. Arquivo Paróquia Santa Isabel

Atualmente, a paróquia é constituída por quatro comunidades, sendo a Matriz Santa Isabel, Nossa Senhora das Graças, São José e São Francisco. Teve como párocos Pe. Eugênio, Pe. Ângelo, Pe. Benedito, e atualmente, Pe. Henrique, e os vigários que aqui passaram foram, Pe. Ubirajara, Pe. Emerson, Pe. Adilson, Pe. Douglas Pinheiros, Pe. Douglas Melo, Pe. Marcelo Fernandes, Pe. Roberto, e atualmente Pe. Pedro, sendo os dois últimos mencionados da Congregação dos Missionários do Espírito Santo. Passaram também pela paróquia, ainda como Seminaristas, os padres Diego e Luiz Roberto.

A paróquia sempre pode contribuir com os incentivos às vocações religiosas e sacerdotais, mencionamos alguns membros da paróquia, filhos desta, que hoje são padres, tais como Mons. Claudemir, Pe. Milton, Pe. Everton e Pe. Daniel Vitor, e como leiga consagrada Anunciatina, Renata Escolari Quintiliano, além de outros vocacionados que estão em fase de discernimento vocacional no Seminário Diocesano e em Congregações Religiosas.

A paróquia conta com diversas pastorais, movimentos e associações, tais como, Pastoral do Batismo, Pastoral dos Ministros Extraordinário dos Enfermos, Exéquias, Comunhão e Palavra, Pastoral da Catequese, Pastoral da Liturgia, Pastoral de Acólitos e Coroinhas, Pastoral da Acolhida, Pastoral do Dízimo, Pastoral da Criança, Pastoral Familiar, Pastoral da Comunicação, Missão Frutificai, Renovação Carismática Católica, Legião de Maria, Vicentinos, Apostolado da Oração, Terço dos Homens, Encontro de Jovens com Cristo, Encontro de Casais com Cristo, Irmandade do Santíssimo, Movimento CCEV.

A festa da padroeira, é comemorada no dia 05 de novembro.

Projeto da nova matriz

Matriz Santa Isabel