Highslide for Wordpress Plugin

Diocese de Osasco

Últimas Notícias

Diocesanas, Notícias › 11/10/2018

Panamá é aqui

Com muita alegria o Setor Juventude anuncia o Evento Diocesano Panamá é Aqui. Este evento tem como foco a Jornada Mundial da Juventude que a cada três anos têm sede em um país acolhedor, neste caso, em 2019 a JMJ ocorrerá no Panamá.

  1. O QUE É A JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE?

No ano de 1986 o papa São João Paulo II convocou toda a Igreja jovem, para celebrar e professar a fé em Cristo Jesus. A cada tempo determinado da Igreja, ou seja, a cada dois anos esta convocação é feita mais uma vez, para que todas as nações se reúnam para reviver o chamado de Cristo. Em 2013 fomos agraciados, pois o Brasil – Rio de Janeiro foi escolhido como sede de acolhimento para a JMJ. No ano de 2016 na Polônia – Cracóvia a JMJ foi realizada pelo Papa Francisco, que anunciou que no ano de 2019 o próximo país a sediar a JMJ será o Panamá. Mais uma vez a Igreja sairá dos teus quatro cantos e se reunirá para professar a mesma fé.

 

  1. POR QUE PANAMÁ É AQUI?

Antes de respondermos a esta pergunta, vamos voltar ao ano de 2016 em que estávamos vivendo o espírito da JMJ em Cracóvia na Polônia, que nos trouxe grandes realidades de fé e devoção a Igreja de Cristo. Com a crise econômica em nosso país, as passagens aéreas para Cracóvia estavam com um custo muito alto e muitos jovens de nossa diocese infelizmente não poderiam participar do evento mundial. Para melhor atender as necessidades dos jovens de nossa diocese, o Setor Juventude impulsionado pelo Espírito Santo criou o evento Cracóvia é Aqui, na cidade de Ibiúna, que teve total cunho com a JMJ que estava ocorrendo em Cracóvia, Polônia. Durante os três dias de peregrinação em Ibiúna, os jovens cumpriram um cronograma de fé. Após o evento, foram muitos os testemunhos deixados na esperança de um próximo encontro diocesano. Para atender a este chamado, mais uma vez o Espírito Santo enviou-nos uma resposta e o Setor Juventude lançou em comunhão com a JMJ 2019 o Panamá é Aqui, que acontecerá nas cidades de Mairinque e Alumínio nos dias 26 e 27 de janeiro de 2019.

 

  1. INSCRIÇÃO

Para participar do evento é necessário que o peregrino se inscreva no site: https://www.osetorjuventude.com do dia 01 de março de 2017 a 04 de dezembro de 2018. Podem-se inscrever:

  • Grupo de Peregrinos
  • Individual

 

A idade mínima de participação do evento é de 14 anos. Os jovens desta idade não poderão se inscrever na opção Individual, pois somente as pessoas maiores de 18 anos tem esta autorização. Os jovens menores de 14 anos, só poderão ir ao evento acompanhado pelos pais ou responsável. Se caso eles forem, todos devem ser inscritos pelo Responsável do Grupo no campo Grupo de Peregrinos.

3.1 GRUPOS DE PEREGRINOS:

Este campo é para os grupos de jovens das paróquias de nossa diocese, onde para efetuar este cadastro é necessário que o responsável pelo grupo inscreva todos os participantes, inclusive ele, que responderá por todos os seus.   *Não há limite de componentes no grupo*

3.2 INDIVIDUAL:

Este campo é para as pessoas que irão por conta própria e que não estão participando de nenhum grupo de peregrinos. Os mesmos poderão participar de uma Família Acolhedora, mas para que isso ocorra, o peregrino deve baixar a autorização, que se encontra no site do Setor Juventude. A mesma deve ser assinada e carimbada pelo seu pároco, reconhecendo que o jovem é um membro da comunidade.

A autorização assinada deve ser enviada ao e-mail: setorjuventude.osasco@gmail.com

 

  1. TAXA DE PARTICIPAÇÃO:

Por se tratar de um evento diocesano e de muita articulação, é necessário que tenhamos uma ajuda de custo para poder investir no evento e organizá-lo, para que tudo ocorra de forma segura e correta. Por estes motivos, a taxa de participação será no valor de R$ 60,00 por pessoa. Abaixo temos as formas em que esta taxa pode ser contribuída:

4.1 DEPÓSITO BANCÁRIO E TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA

Banco: Itaú

Agencia: 0253

Conta Corrente: 14118-8

CNPJ: 61.378.774.0074-09

DESTINATÁRIO: Mitra Diocesana de Osasco

4.2 ACERTOS NA SECRETARIA PAROQUIAL

  • Local: Paróquia São Pio X
  • Endereço: Estrada do Morro Grande; 138 – Atalaia – Cotia, SP.

4.3 Pedimos que após a Inscrição, o responsável do grupo leve no máximo 30 dias para o acerto da taxa, e se o cadastro for realizado entre 5 a 10 dias antes ou no dia do encerramento das inscrições, a contribuição deve ser feita até 03 dias depois.

  1. MENORES DE IDADE

Como citado acima, a idade mínima de inscrição para o evento é de 14 anos. O responsável pelo grupo de peregrinos deve ter total ciência que será responsável pelos menores durante todo o cumprimento do cronograma do evento.

Aos menores de idade, no Site do Setor Juventude, tem um arquivo em Word, com uma autorização para ser baixada, que os pais ou responsável pelo menor, devem assinar estando cientes que o mesmo participará do Evento Diocesano.

A autorização assinada pode ser enviada pelo Coordenador do Grupo por       e-mail

 

  1. PESSOAS PORTADORAS DE NECESSIDADES ESPECIAIS

As pessoas Portadoras de Necessidades Especiais devem ir com um acompanhante, para que possa participar de todo o cronograma do evento. Caso queiram fazer alguma especificação de sua necessidade, e vejam que é importante que tenhamos ciência, pedimos que nos comunique pelo e-mail do Setor Juventude.

 

  1. KIT PEREGRINO

Cada peregrino inscrito receberá um Kit Peregrino. O que contém o Kit Peregrino? Surpresa! Participe do evento e você saberá!

 

  1. TRANSPORTE

Cada região, paróquia, grupos de peregrinos e inscritos individualmente são responsáveis pela forma de transporte até as cidades que sediarão o evento.

8.1 TRANSPORTES DENTRO DO EVENTO

Da mesma forma, tal qual foi o Evento Cracóvia é Aqui, após o cumprimento do primeiro cronograma (sábado), todos os jovens serão levados pelo transporte que o Setor Juventude providenciará para participarem da vigília e shows. Após o encerramento, todos retornarão com os mesmos transportes.

 

  1. ACESSO AOS ESPAÇOS

Cada peregrino receberá um crachá de Peregrino que o identificará como participante do evento. Somente as pessoas com o crachá de Organização poderão ter acesso aos lugares restritos do evento. Se você não faz parte da Organização, não insista para adentrar aos lugares restritos, participe intensamente dos cronogramas do evento.

 

Pe. Marcelo Pereira

Assessor Diocesano do Setor Juventude

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

X