Highslide for Wordpress Plugin

Diocese de Osasco

Últimas Notícias

Igreja, Notícias gerais, Papa › 17/09/2015

Papa Francisco conclui ciclo de catequeses sobre a família

 

As reflexões prepararam os fiéis para o Encontro Mundial das Famílias 

A praça de São Pedro recebeu mais de 30 mil fiéis e peregrinos para audiência geral com o papa Francisco, na quarta-feira, 16 de setembro. Na ocasião, o pontífice encerrou a série de catequeses sobre a família, em preparação ao Encontro Mundial das Famílias, com início no próximo dia 22, na Filadélfia.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil será representada, no evento, pelo bispo de Osasco (SP) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, dom João Bosco Barbosa, e pelo padre Moacir Arantes, assessor da Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF).

Em dezembro do ano passado, o papa Francisco propôs ciclo de reflexões sobre a vida e a família, também em preparação à 13ª Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos, que acontecerá de 4 a 25 de outubro, no Vaticano.

“Concluímos as reflexões sobre a família, hoje, nas vésperas do Encontro Mundial das famílias na Filadélfia e do Sínodo dos Bispos aqui em Roma, dois acontecimentos que darão nova luz à dimensão universal desta comunidade humana fundamental e insubstituível que é a família”, recordou Francisco.

Durante a reflexão, o papa alertou que diante da mentalidade materialista que impera sobre a humanidade, “é preciso promover uma nova aliança entre o homem e a mulher que possa orientar a política, a economia e a convivência civil”.

Família no mundo

Ao destacar o valor da família na vida em sociedade, o papa falou da missão do homem e da mulher no projeto divino. “Deus confiou à família o projeto de tornar ‘doméstico’ o mundo. Assim que tudo o que acontece entre o homem e a mulher deixa marcas na criação; em concreto, o pecado original – a rejeição à bênção de Deus, deixou o mundo doente. Mas, Deus nunca abandonou o homem; no livro do Gênesis, a promessa feita à mulher parece garantir a cada nova geração uma bênção especial para defender-se do maligno”, explicou o pontífice.

Ainda sobre a vocação dos casais, o papa disse ser preciso “ter certeza que cada família é uma bênção para o mundo, até ao final da história”.

Ao final da catequese, saudou os peregrinos de língua portuguesa presentes na audiência e as famílias. Dirigiu saudação particular aos membros da Fundação “Fé e Cooperação” de Portugal e aos grupos de brasileiros. “Deixa-vos guiar pela ternura divina, para que possais transformar o mundo com a vossa fé”, conclui Francisco, abençoando os fiéis.

 

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

X