Highslide for Wordpress Plugin

Diocese de Osasco

Últimas Notícias

Igreja, Notícias gerais › 11/10/2014

Igreja celebra festa litúrgica de São João XXIII

 

A Igreja católica celebra neste sábado, 11, a festa litúrgica de São João XXIII, canonizado no dia 27 de abril deste ano juntamente com São João Paulo II, cuja festa litúrgica será no próximo dia 22.

A celebração não tem caráter de “memória obrigatória”, então pode ser incluída na Missa de acordo com cada sacerdote. Após pedidos dos fiéis, o Papa Francisco fez um decreto estabelecendo que as celebrações das festas litúrgicas de ambos os santos – São João Paulo II e São João XXIII – fossem inscritas no Calendário Romano Geral.

Angelo Giuseppe Roncalli nasceu em 25 de novembro de 1881, em Sotto il Monte, província de Bérgamo, na Itália. Foi eleito Papa em 28 de outubro de 1958 e teve um pontificado marcado pela mansidão, cordialidade, coragem e simplicidade.

Conhecido como o “Papa Bom”, João XXIII convocou o Concílio Vaticano II, que marcou a história da Igreja católica. Outro feito importante de seu pontificado foi a Encíclica Pacem in terris, sobre a paz de todos os povos.

Antes de completar o quinto ano de pontificado, João XXIII faleceu, em 3 de junho de 1963. No dia  3 de setembro de 2000, foi beatificado pelo Papa João Paulo II.

Em 27 de abril desse ano, foi canonizado pelo Papa Francisco em cerimônia presidida na Praça São Pedro, quando também foi proclamado santo João Paulo II. Cerca de 500 mil pessoas de várias partes do mundo estiveram no Vaticano para este momento.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

X