Highslide for Wordpress Plugin

Diocese de Osasco

Últimas Notícias

Igreja, Notícias gerais, Papa › 28/09/2014

Idosos partilham a Palavra e testemunhos na Praça São Pedro

A Praça São Pedro recebeu neste domingo, 28, idosos de várias partes do mundo para a Jornada dos Idosos promovida pelo Pontifício Conselho para a Família. Antes da Santa Missa com o Papa Francisco, eles partilharam testemunhos e leituras bíblicas.

Esta foi uma ocasião para recordar o valor de ser idoso. O presidente do Pontifício Conselho para a Família, Dom Vincenzo Paglia, reiterou a necessidade de dizer “não” para uma cultura do descartável e para o ato de considerar os idosos como se fossem o resto, um lixo.

Participando do encontro na Praça São Pedro estava Guido Spigalia, 92 anos, casado há 62 com Ernesta. “É um amor que cresceu mesmo nos últimos anos, desde quando Ernesta está em uma cadeira de rodas. Também nesta manhã acordamos juntos: agora ela está na poltrona e rezando conosco de casa”.

A velhice, porém, às vezes significa doença, mas tantos a enfrentam com a força da fé. Padre Sebastiano, um idoso capuchinho emiliano, ajuda doentes de Alzheimer. “Como Raffaele, que vaga pelos cômodos da sua casa que não reconhece mais, está perdido e não dorme nunca, faz gestos estranhos a ele e a quem o cerca. Nós não deixamos de procurar uma chave para entrar no seu universo e aliviar a família desta dor”, contou.

Os idosos vivem condições difíceis mesmo no cenário da guerra. Dando o seu testemunho ao Papa estiveram também nesta manhã o casal Mubarak e Aneesa, juntos há 51 anos e refugiados de Mosul, no Iraque, porque eram ameaçados pelo Estado Islâmico. “Queremos dizer com o nosso testemunho que a guerra é realmente uma loucura e esperamos que o mundo aprenda com esta lição”.

Os avós são um tesouro de histórias e experiências para os netos, que muitas vezes veem neles uma referência profunda. O jovem Tom, presente no encontro, dirigiu-se ao Papa, mas idealmente a todos os avós do mundo.

“Papa Francisco, também o senhor foi uma criança que escutou a sabedoria dos avós. Hoje és para nós crianças como um avô e nós te amamos muito. Ajuda-nos a fazer compreender quão grande é o papel dos avós na família”.

A convite de Papa Francisco, o Papa emérito Bento XVI, aceitou participar do encontro com as pessoas da terceira idade.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

X