Highslide for Wordpress Plugin

Conselho Permanente da CNBB reúne-se em Brasília

Foto: CNBB

Membros do Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) estão reunidos na sede da entidade, em Brasília. O encontro teve início hoje, 27, pela manhã, e prosseguirá até a quinta-feira, 29.

Participam deste Conselho a Presidência da CNBB (constituída pelo arcebispo de Brasília e presidente da entidade, dom Sergio da Rocha; o arcebispo de Salvador e vice-presidente, dom Murilo Sebastião Krieger; o bispo auxiliar de Brasília e secretário geral, dom Leonardo Steiner), os presidentes das doze Comissões Episcopais Pastorais e membros eleitos dos Conselhos Episcopais Regionais.

Logo no início da manhã, os bispos discutiram e aprovaram a pauta de trabalho, que conta com assuntos diversos. Ainda no período matutino, receberam o procurador-geral da República, Rodrigo Janot Monteiro de Barros, que apresentou a análise de conjuntura.

No decorrer do encontro, os bispos irão tratar da implementação dos decretos (Motu Proprio) do papa Francisco: Mitis Iudex Dominus Iesus (Senhor Jesus, manso juiz) e Mitis et misericors Iesus (Jesus, manso e misericordioso), que trazem mudanças no processo de nulidade matrimonial.

Também constam na pauta da reunião: a organização da 54ª Assembleia Geral da CNBB, que acontecerá de 5 a 15 de abril do próximo ano; Ano da Misericórdia; 300 anos do Encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida e Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016, com apresentação do texto base.

Na quarta-feira, 28, o núncio apostólico no Brasil, dom Giovanni D´Aniello, terá momento de partilha com os membros do Conselho Permanente. Haverá, ainda, apresentação do relatório sobre a 14ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos sobre a Família e encaminhamentos do Estudo 107A “Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade”,  do documento sobre a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial e  do diretório da Pastoral da Educação.

Fonte: CNBB