Congresso em SP busca difundir temas da Doutrina Social da Igreja

Para estimular e difundir temas relacionados com a Doutrina Social da Igreja, o Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL) e a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), realizarão de 29 a 31 de outubro o primeiro Congresso Internacional da Doutrina Social da Igreja. A expressão designa o conjunto de orientações da Igreja Católica para os temas sociais.

A primeira iniciativa tem por objetivo discutir o pensamento da Igreja sobre o assunto na atualidade com o tema: “A Doutrina Social da Igreja no Magistério Recente: Continuidade e Desafios”.

Entre os temas fundamentais discutidos pela Doutrina Social da Igreja estão: economia globalizada, política e os valores da família na sociedade moderna.

O congresso é aberto a estudantes de teologia, teólogos, e principalmente a pessoas que concentram seus estudos, pesquisas e trabalhos em favor do desenvolvimento do ser humano para sua plena dignidade, por isso, tem também como público alvo, jornalistas, profissionais da saúde, advogados, historiadores, sociólogos, representantes de organizações não governamentais e estudantes das diferentes áreas das ciências humanas.

Entre as presenças confirmadas para o evento, o arcebispo Mario Toso, secretário do Pontifício Conselho Justiça e Paz, que tecerá reflexões sobre o tema central do congresso e o doutor Ángel Galindo, da Universidade Pontifícia de Salamanca, na Espanha, que falará sobre o tema: “Família: Globalização, perspectivas e valores”. [Confira a programação completa]

O congresso encerra com uma mesa redonda formada por membros da Rede Latino-americana do Pensamento Social da Igreja (REDLAPSI).

“A Doutrina Social deveria ser conhecida,
primeiramente, por todo laicato”, Rosana Manzini.Entre os membros dessa rede, a diretora de operações do UNISAL-SP e professora de Teologia Moral da PUC-SP Rosana Manzin