Igreja, Notícias gerais › 12/09/2014

12 de Setembro dia do Santíssimo Nome de MARIA

“O nome de Maria é nome de salvação para os regenerados, sinal de todas as virtudes, honra da castidade; é o sacrifício agradável a Deus; é a virtude da hospitalidade; é a escola de santidade; é, enfim, um nome completamente maternal.” (São Pedro Crisólogo)

_____________
A festa do Santíssimo Nome de MARIA foi instituída pelo Papa Inocêncio XI para comemorar a vitória sobre os turcos na Batalha de Viena em 1683. A festa celebra o nome de MARIA, mãe de JESUS.

Essa festa era apenas realizada em Cuenca, Espanha, quando foi instituída em 1513. Era inicialmente comemorada em 15 de setembro. Em 1587, o Papa Sisto V mudou o dia da celebração para 17 de setembro. O Papa Gregório XV estendeu a festa para a Arquidiocese de Toledo em 1622. Em 1666 os Carmelitas Descalços receberam a permissão para recitar o Ofício do Nome de MARIA quatro vezes por ano (dúplice).

Em 1671, a festa foi estendida para toda a Espanha. Após a vitória dos cristãos, conduzida pelo rei Jan III Sobieski da Polônia, sobre os turcos na Batalha de Viena, em 1683, a festa foi estendida a toda a Igreja pelo Papa Inocêncio XI, e atribuída ao domingo após o Nascimento de MARIA. Antes da batalha, o rei Jan Sobieski colocou suas tropas sob a proteção da Virgem MARIA.

Após a batalha, o Papa Inocêncio XI, pretendendo homenagear MARIA, estendeu a festa para toda a Igreja.