Highslide for Wordpress Plugin

Congresso Bett Educar discutirá base curricular comum

Foto: Site CNBB

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a reforma do Ensino Médio são duas políticas educacionais na pauta dos debates ligados à educação brasileira atualmente. A temática estará no centro das discussões de um dos maiores eventos da área na América Latina, marcado para o período de 8 a 11 de maio, em São Paulo (SP): o Congresso Bett Educar. Esta é uma possibilidade privilegiada para a Associação Nacional de Educação Católica (Anec) reafirmar o compromisso com os princípios e valores da educação católica.

Quem reconhece a oportunidade de marcar a presença com os valores católicos é o diretor presidente da Anec, irmão Paulo Fossatti. Para o pós-doutor em Ciências da Educação, o Brasil precisa produzir e socializar mais seu conhecimento educacional e suas novas tecnologias facilitadoras de novos métodos de ensino-aprendizagem pautados pelo princípio das metodologias ativas. “O Evento Bett Educar representa uma possibilidade privilegiada para discutirmos estas e outras questões que estão na pauta educacional Anec”, considera.

“Este é um momento privilegiado para problematizarmos questões emergentes e urgentes como a BNCC e a Reforma do Ensino Médio. Ao mesmo tempo que as novas diretrizes nos condicionam, por outro lado temos espaço de criação, de construção conjunta para elegermos que competências e que habilidades queremos desenvolver com nossos estudantes. Não podemos estar ausentes desta pauta importantíssima para o momento atual em que a educação brasileira pede nosso posicionamento”.

Esta é a 25ª edição do evento e apresentará novidades para setor educacional brasileiro, de acordo com os organizadores, como conteúdo pedagógico, experiências tecnológicas e palestras em quatro eixos: aprendizagem, práticas de sala de aula, formação de professores e gestão.

Conselho Consultivo Bett Educar | Foto: Bett Educar

A Anec estará presente na área de expositores e terá uma integrante de sua diretoria proferindo uma palestra. Irmã Adair Sberga falará sobre “Educação por valores e a BNCC”. A associação também está presente no Conselho Consultivo do evento, um grupo de especialistas em educação responsável por estruturar os temas da grade de palestras do Congresso. Evandro Luis Amaral Ribeiro, secretário-executivo da ANEC, é um dos integrantes do conselho.

O apoio ao evento, de acordo com o irmão Paulo Fossati, deve-se ao compromisso de parceria com instituições congêneres que fortalecem os princípios educacionais das instituições católicas. Na Bett Educar, explica o religioso, há “grande oportunidade para conhecer novos parceiros, novas tecnologias, novas tendências educacionais e também espaço para reafirmar nosso compromisso com os princípios e valores da educação católica”.

Este também é momento para formação continuada dos colaboradores e instituições, continua Fossatti, “a fim de darmos as melhores respostas aos desafios que a educação católica nos impões neste século XXI”. A rede de relacionamentos que se estabelece neste tipo de evento, bem como a “inteligência política que se desenha” reverte-se, segundo Paulo, em oportunidade para a Educação Católica ocupar seu espaço, “dar seu recado e continuar inovando para ser fiel À sua missão de formar e educar para a vida conforme os valores do Evangelho”.

Fonte: CNBB