Missionárias de Jesus Sacerdote comemora 25 anos de evangelização no Brasil

Foto: Primeiras missionárias a chegarem no Brasil: Ir. Maria Luiza, Ir. Amélia, Ir. Maria Teresa (da esquerda para a direita)

As Missionárias de Jesus Sacerdote é uma Congregação de Direito Pontifício fundada em 14 de janeiro de 1938, na cidade do México, pela madre Dolores Echeverria Esparza e Pe. Edmundo Iturbide Reygondaud, MSpS.

Nosso carisma consiste em honrar a Jesus Cristo Sacerdote, atuando no sacerdócio batismal com uma vida contemplativo-apostólica, que compromete a exprimir o nome ‘Missionárias de Jesus Sacerdote’, em divisa e programa de vida.

Como missionárias somos enviadas a dar a conhecer o mistério sacerdotal de Cristo, a promover no povo de Deus a vivência do sacerdócio batismal, a orar e sacrificar-nos pela multiplicação e santificação dos que exercem o sacerdócio ministerial. Expressamos nosso carisma através de uma educação evangelizadora e uma evangelização educadora.

Chegamos ao Brasil no dia 20 de outubro de 1993, depois de uma conversa entre a Madre Martina Huerta e Dom Francisco Manuel Vieira (superiora geral e bispo da Diocese de Osasco, na época), que nos abriu as portas da diocese. As primeiras irmãs enviadas foram Amélia, Teresa e Maria Luísa que vieram com muito ânimo, alegria e principalmente cheias de esperança para conhecerem e se inculturarem nestas terras brasileiras para servir e evangelizar.

Missa em ação de graças pelos 25 anos da congregação no Brasil, celebrada em 03/11, na Paróquia São Francisco de Paula, em Alumínio.

Ao longo destes 25 anos as irmãs Missionárias de Jesus Sacerdote passaram pelas cidades de Alumínio, Mairinque, Ibiúna e Osasco, na Diocese de Osasco; e Alvinlândia e Ourinhos, na Diocese de Ourinhos. Nossa presença nestes lugares tem sido experiências de aprendizado. Algumas vivências tranquilas, outras mais desafiantes, mas sempre sob os cuidados do bom Deus.

Através do BIO (Boletim Informativo de Osasco), a diocese nos deu as boas-vindas: “O BIO deseja que as irmãs se sintam felizes com seu trabalho missionário e que possam colaborar com alegria na pastoral diocesana” (BIO/Novembro de 1993). Estas palavras ressoam agora que olhamos para trás e vemos quão felizes temos sido, e que em meio as nossas limitações temos realizado trabalhos pastorais junto aos bispos, padres e ao povo de Deus. O povo brasileiro sempre nos acolheu com muito carinho, acolhida que caracteriza o Brasil.

Estamos inseridas em trabalhos nas comissões diocesanas da Pastoral da Criança, Catequese, Juventude, Comunicação, COMIDI e aulas de espanhol no Propedêutico. Nas comunidades paroquiais atuamos na Liturgia, celebração da Palavra, formações de ministros e catequistas, Apostolado da Oração e Clube de Mães. Formamos grupos de leigos e jovens na cidade de Mairinque com o nome de Missionários Leigos de Jesus Sacerdote (MLJS) e Missionárias Jovens de Jesus Sacerdote com os quais partilhamos o carisma da congregação, que é vivido por eles na vida cristã e apostolado.

Queremos partilhar e celebrar essa grande alegria do nosso jubileu de prata com todos vocês, e convidá-los a agradecer a Deus por todas as graças recebidas pelas Missionárias de Jesus Sacerdote, que em Sua misericórdia tem nos sustentado em nossa missão e vocação.

Irmã Letícia Pérez, MJS

Fonte: BIO - Botetim Informativo de Osasco