Highslide for Wordpress Plugin

Diocese de Osasco

Últimas Notícias

Missa reúne candidatos ao Executivo e Legislativo em Araçariguama

Neste sábado, 24, o Pe. Sebastião Correia celebrou Missa na Igreja Matriz Nossa Senhora da Penha pelas Eleições Municipais deste ano. Todos os candidatos a cargos no Executivo e Legislativo municipal foram convidados a participarem deste momento de oração junto à comunidade católica local.

Durante a celebração o Pe. Sebastião agradeceu a todos que se dispõem a se candidatar a cargos públicos: “Agradeço a vocês pela disponibilidade em se candidatar. Acredito que, independente dos que se elejam, todos tem bons projetos para melhorar a cidade. O importante é não desistir destes sonhos”. O padre ressaltou os ensinamentos bíblicos onde aqueles que são constituídos em cargos de autoridade devem sempre pedir sabedoria ao Altíssimo para bem servir ao povo, especialmente os mais pobres. Relembrou também os ensinamentos de Jesus Cristo onde o maior deve servir o menor.

Sobre o atual momento de descrédito da política nacional, o Padre Sebastião destacou a catequese do Papa Francisco, proferida no dia 07 de Junho de 2013, no Vaticano, que recordou um ensinamento grave da Igreja acerca da participação dos leigos na política. Respondendo à pergunta de um jovem, o Santo Padre afirmou que “temos que nos envolver na política, porque ela é uma das formas mais altas de caridade.” Questionou ainda as razões pelas quais ela está “suja”: “está suja por quê? Por que os cristãos não se envolveram nela com espírito evangélico?” Para o Pontífice, o fiel não pode se fazer de Pilatos e lavar as mãos. “É fácil colocar a culpa nos outros, mas e eu, o que faço? É um dever trabalhar para o bem comum, é um dever do cristão!”

Orientação Política

Durante a Missa foi distribuído a todos os participantes uma cartilha de orientações políticas produzidas pela CNBB, com o título “O cidadão consciente participa da política”. A Igreja Católica não assume nenhuma candidatura, mas incentiva os cristãos leigos e leigas, que têm vocação para a militância político-partidária, a se lançarem candidatos. Exorta ainda os demais fiéis a exercer a cidadania de forma consciente: “A cidadania não se esgota no direito-dever de votar, mas se dá também no acompanhamento do mandato dos eleitos”.  A cartilha conta ainda com orientações da legislação eleitoral, o papel específico do prefeito e de um vereador, bem como alertas sobre práticas ruins à sociedade como compra e venda de votos, assistencialismo social e corrupção.

Participação expressiva de candidatos

Estiveram presentes dezenas de candidatos e candidatas a vereador de todas as coligações, bem como os candidatos e candidatas a prefeito Leandro Amaro, Lili Aymar, Lú do Conselho, João Borg e Dr. Mário Luiz. Também presentes os candidatos a vice-prefeito Rodrigo Andrade, Joca do Caxambú, Serginho Vilhena e Ronaldo Sales.

Após a celebração foi servido pela comunidade um café da manhã onde todos os presentes participaram e conversaram de maneira leve e descontraída. Essa iniciativa da Igreja Católica demonstra que é perfeitamente possível a convivência sadia e pacífica entre pessoas de pensamentos políticos distintos e variados e que todos os cidadãos podem e devem colaborar pelo bem comum da coletividade araçariguamense.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

X