Diocesanas, Notícias › 28/10/2016

Jubileus do Ano Santo da Misericórdia

No dia 20 de novembro, Solenidade de Cristo Rei do Universo, encerra-se o Ano Santo da Misericórdia e em nosso coração ressoa cada vez mais forte as palavras do Papa Francisco na Bula Misericordiae Vultus:  “a Igreja sente, fortemente, a urgência de anunciar a misericórdia de Deus. A sua vida é autêntica e credível, quando faz da misericórdia seu convicto anúncio. Sabe que a sua missão primeira, sobretudo numa época como a nossa cheia de grandes esperanças e fortes contradições, é a de introduzir a todos no grande mistério da misericórdia de Deus, contemplando o rosto de Cristo”. Nos diversos jubileus, por ocasião do Ano Santo, todos os fiéis tiveram a possibilidade de experimentar a Misericórdia do Senhor, reencontrando o caminho da salvação, vivendo momentos de intensa oração e redescobrindo o sentido de suas vidas. Nesta edição do BIO relembramos estes momentos marcantes para a nossa igreja particular de Osasco, com o desejo de que os frutos deste Ano Santo se traduzam em serviço e testemunho para edificação do Reino de Deus.

2015

11 de dezembroAbertura oficial do Ano da Misericórdia. Abertura da Porta da Misericórdia da Catedral Santo Antônio. “Esta é a porta do Senhor: por ela, entramos para alcançar misericórdia e perdão”.

abertura-da-porta-santa

2016

01 de fevereiro – Encerramento do Ano da Vida Consagrada e Jubileu dos Religiosos e Religiosas  “Uma presença alegre e profética!” Dom João Bosco.

jubileu-dos-religiosos

04 e 05 de março – 24 horas para o Senhor: Missas, Confissões, Oração, Adoração Eucarística. Foi celebrada nas regiões pastorais de nossa diocese e contou com a participação de muitos fiéis.

24-horas-para-o-senhor

07 de maio – Jubileu das Famílias.  O jubileu das Famílias foi realizado na Romaria Diocesana ao Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Com o tema: “Mãe de Misericórdia, amparai nossas famílias”, mais de 16 mil fiéis de nossa diocese confiaram as suas famílias à Nossa Senhora Aparecida.

jubileu-das-familias

01 a 13 de junho – Trezena de Santo Antônio, o Santo da Misericórdia.  “Se hoje dizemos, com o Papa Francisco, que Cristo é o rosto da misericórdia, por certo, Santo Antônio é um belo reflexo de Cristo Misericordioso” Dom João Bosco.

26 de junho – Jubileu Diocesano dos Coroinhas. Mais de 2.000 pessoas se reuniram na Catedral. “Na adoração ao Santíssimo Sacramento foi um momento de render graças a Deus por este marcante encontro para a Diocese” Sem. Vitor Kano.

jubileu-dos-coroinhas

10 de julho – Jubileu Diocesano dos Acólitos. “Passar pela porta da misericórdia é entrar no coração de Deus, pois é Deus que nos chama. É também entrar no coração de Jesus, Jesus nos chama e o coração de Jesus é todo misericórdia, na sua entrega e doação de sua vida para os salvar” Dom Ercílio Turco.

jubileu-dos-acolitos

17 de julho – Jubileu dos Catequistas. No encerramento da 24ª Semana Bíblico Catequética, os catequistas fizeram uma belíssima caminhada penitencial da praça Duque de Caxias até a Porta Santa da Catedral e participaram em seguida da Celebração Eucarística, presidida por Dom João Bosco.

jubileu-dos-catequistas

20 e 21 de agosto – Jubileu dos sacerdotes e jovens no 13º ComVocação. O ComVocação 2016 foi um momento de profunda adoração, oração e exaltação à Misericórdia do Senhor por ser um terreno fértil de tantas vocações em nossa Diocese.

jubileu-dos-jovens

01 de outubro – Jubileu dos Idosos. Durante a homilia, Dom João Bosco falou da importância de defender a vida, nem sempre respeitada pela sociedade, desde o nascimento até a idade da velhice.

jubileu-dos-idosos

20 de novembro – Encerramento do Ano da Misericórdia na Festa de Cristo Rei do Universo

“Deixemo-nos surpreender por Deus. Ele nunca e cansa de escancarar a porta do seu coração, para repetir que nos ama e deseja partilhar conosco a sua vida”,  Papa Francisco.