Jornada Vocacional do Seminário Diocesano São José

Entre os meses de junho e agosto, algumas paróquias da Diocese de Osasco recebem a visita da Jorna­da Vocacional, evento realizado pelo Seminário Diocesano São José, no qual os seminaristas, pere­grinando pelas diversas regiões diocesanas, levam a imagem de São João Maria Vianney, juntamente com sua relíquia, pedindo ao Senhor da messe que, pela intercessão do patrono dos sacerdotes, surjam mui­tas e santas vocações, e de modo especial, vocações sacerdotais.

“Prescindindo do passado e atirando-me ao que resta para a frente, persigo o alvo, rumo ao prêmio celeste, ao qual Deus nos chama, em Jesus Cris­to”, afirma São Paulo. Deus nos chama! Todos os cristãos são vocacionados, chamados por Deus a santidade. Disse o próprio Jesus: “Portanto, sede perfeitos, assim como vosso Pai Celeste é perfeito” (Mt 5, 48).

Apresentam-se, porém, aos filhos de Deus muitos caminhos pelos quais são convidados a segui-Lo, a fim de realizar a sua vocação específica: alguns são chamados a se entregar à vida religiosa; outros, à vida conjugal; outros ainda, à vida celibatária; e todos, a Cristo Jesus.

Consciente do apelo universal de Deus, que deseja reunir um povo santo e imaculado para Si, e desejosa de ofere­cer à messe do Senhor mais operários, a Jornada Vo­cacional visa primeiramente despertar os fiéis para a riqueza e a necessidade do discernimento vocacional. Ademais, pretende estabelecer uma grande corren­te de orações pelas vocações sacerdotais, pois diz Jesus: “se dois de vós se unirem sobre a terra para pedir, seja o que for, consegui-lo-ão de meu Pai que está nos céus” (Mt 18, 19).

Por fim, procura divulgar a grande festa das vocações: o ComVocação, que há de realizar-se no terceiro final de semana do mês de agosto (17 e 18 de agosto de 2019). Por fim, confiemos a vida de todos os semina­ristas aos cuidados da Santa Mãe de Deus e de todas as vocações, para que sigam o seu conselho de “fazer tudo o que Ele vos disser” (Jo 2, 5) e conformem seus corações ao man­so e humilde Coração Jesus. No mais, quere­mos convidar você a participar conosco deste evento acompanhando o calendário da Jorna­da Vocacional.

Sem. Luis Felipe Carasco
2º ano de Filosofia