Formação política para jovens católicos

As instituições do Estado Brasileiro, o sistema político, o sistema eleitoral e a própria ideia de democracia representativa enfrentam uma crise de confiança por parte dos cidadãos. Isso é fruto da tomada de consciência por parte dos eleitores e dos processos de combate à corrupção que a política nacional vivencia nos últimos anos. Se por um lado parece que caminhamos em direção ao progresso das instituições e ao aumento da participação popular na vida pública, persiste ainda um anseio coletivo por novos princípios, valores e modelos de Estado capazes de construir um país mais justo e fraterno com ajuda das políticas públicas.

Nesse caminho, Oficina Municipal e Fundação Konrad Adenauer vêm colaborando há 15 anos, por meio de programas de formação em cidadania e política e auxiliando cidadãos e gestores públicos na compreensão de nossas instituições e da política. Exemplo disso é o programa Cidadania e Política, iniciado em 2008 que já formou cerca de dois mil alunos. Também nesta parceria, levamos à frente a missão de formar cidadãos no campo da filosofia, antropologia e do ensino social cristão com o programa PASP – Princípios para Ação Social e Política.

Cientes do desafio comum compartilhado com a Fundação Konrad Adenauer de formar jovens para a vida cívica e política – numa perspectiva da renovação do quadro de lideranças para o futuro, a partir de um engajamento consciente no presente – surge neste ano o programa de Formação Política de Jovens Católicos. Este programa se volta especialmente aos jovens que participam de pastorais, movimentos eclesiais e novas comunidades católicas, que buscam aprofundar conhecimentos sobre os princípios da Doutrina Social da Igreja numa perspectiva aplicada à realidade em que vivem.

Público Alvo
Jovens católicos atuantes em paróquias, pastorais e outros movimentos organizados da Igreja Católica; Jovens estudantes de graduação e pós-graduação em Teologia, Direito, Economia, Ciências Sociais, Ciência Política, Administração Pública e áreas correlatas; Jovens de outras igrejas cristãs protestantes tradicionais; Jovens colaboradores de entidades da sociedade civil, empresários e servidores públicos que dialogam com a Igreja Católica.

Temas
Este curso aborda os temas: Estado de Direito; Sociedade Civil; Dignidade da Pessoa Humana; Comunidades; Vida Política; Católicos e Partidos Políticos; Economia Social de Mercado; Liberdade; Solidariedade; Família;

Datas: Sábados – 27 de Maio, 10 de Junho, 24 de Junho e 08 de Julho de 2017
Welcome Coffee: 9h30 às 10h00 Aula: 10h00 às 12h30
Carga horária total: 08 horas – Vagas: Até 40 vagas
Local: Igreja N. Sra Aparecida e Santo Expedito – Av. Novo Osasco, 25 – Jardim Novo Osasco – Osasco-SP

Inscrições Gratuitas
Pelo site www.oficinamunicipal.org.br ou pelo e-mail – secretaria@oficinamunicipal.org.br

Outras Informações

Realização: Oficina Municipal
Parceria: Fundação Konrad Adenauer
Diocese de Osasco – Setor Pastorais Sociais

PROGRAMA DO CURSO

AULA 01 – 27 de Maio de 2017 – 10h00 às 12h30

Enfrentando a crise de liderança e representação do Estado Brasileiro

Estado, Sociedade Civil e Nação – Distinção de Maritain; A pessoa, as comunidades intermediárias e a representação política – de Tocqueville a João Paulo II; A vida política no município; Católicos e partidos políticos: uma trajetória secular

AULA 02 – 10 de Junho de 2017 – 10h00 às 12h30

O desafio da participação dos cristãos no Estado Laico
A pessoa como princípio, sujeito e fim do Estado de direito; Dignidade da pessoa e transcendência: a dimensão espiritual do ser humano; As soluções liberais para o pluralismo social e político; Limites do consenso liberal: a necessidade de uma filosofia prática sobre a dignidade da pessoa e abertura para a experiência religiosa

AULA 03 – 24 de Junho de 2017 – 10h00 às 12h30

Economia, mercado e solidariedade social
Economia como uma dimensão positiva da vida humana de pessoas e comunidades; Para além do lucro: Economia de Comunhão e a lógica da comunidade no seio das sociedades comerciais; A proposta da Economia social de mercado: a negociação política das balizas do livre mercado

AULA 04 – 08 de Julho de 2017 – 10h00 às 12h30

Autonomia e pertencimento: o testemunho cristão no mundo do indivíduo atomizado

Desafios da atualidade: família, relacionamentos, defesa da vida; O verdadeiro sentido da autonomia humana – uma “teonomia participatória”; O lugar e o papel do direito subjetivo e das comunidades éticas (culturais e históricas): autonomia e submissão como constitutivas da pessoa humana.

Fonte: Com informações Setor Diocesano das Pastorais Sociais