Diocesanas, Notícias, Pastorais › 12/07/2016

Formação Diocesana Pastoral Familiar – Setor Casos Especiais

Será realizada uma formação da Pastoral Familiar diocesana nos dias 23 e 24 de julho no Instituto S. Pio X. As palestras serão ministradas pelo casal Edely Tapia e Maristela Tapia, da Arquidiocese de Cascavel – Paraná.

A Pastoral Familiar tem como objetivo central a evangelização da família.  Esta evangelização é uma ação organizada e planejada que se realiza na Igreja e com a Igreja, por meio de agentes específicos, que sejam instrumentos eficazes na formação das famílias.

A ação da Pastoral Familiar esta dividida em três setores bem abrangentes: setor pré-matrimonial (preparação remota e próxima para o matrimônio); setor pós–matrimonial (etapa que sucede o matrimônio); setor casos especiais. O setor casos especiais irá dedicar cuidado a situações que merecem uma atenção mais próxima da Igreja: famílias de imigrantes, somente com o pai ou a mãe, mães solteiras, matrimônios mistos (entre católicos e cristãos, e não cristãos) e situações irregulares como uniões livres, casamentos apenas no civil, separados e divorciados com segunda união, etc.

Buscando formar os agentes da Pastoral Familiar, estaremos refletindo no sábado 23 de julho sobre os Casos especiais no diretório da Pastoral Familiar, o acompanhamento das diversas situações, inclusive os casais de segunda união. No domingo dia 24 de julho estudaremos sobre a pastoral judiciária na Igreja. Estudaremos também, a carta apostólica do Papa Francisco, sobre as causas de nulidade matrimonial.

Convidamos a todos os que evangelizam as famílias a participar desta formação, para podermos estar mais preparados nesta missão.

Comissão Diocesana da Pastoral Familiar