No sábado, 16 de julho, a Pastoral da Saúde realizou o encontro diocesano, reunindo aproximadamente 400 agentes da pastoral. O encontro aconteceu na Mariápolis Ginetta, em Vargem Grande Paulista.
A Pastoral da Saúde é uma ação evangelizadora da Igreja, comprometido em promover, cuidar, defender e celebrar a vida, tornando presente a missão libertadora e salvífica de Jesus no mundo da saúde.
Apesar do dia chuvoso, os agentes participaram ativamente das palestras, que apresentaram os temas: A misericórdia e a Pastoral da Saúde – Pe. Luiz Omar Batista dos Reis, Dengue e a fins – Dra. Raquel, e as três dimensões da Pastoral da Saúde (Dimensão solidária; comunitária e Político-Institucional) – Sebastião Venâncio
No período da manhã o bispo emérito, Dom Ercílio Turco, presidiu a Santa Missa na Igreja Jesus Eucaristia. Concelebraram Pe. Alexandre Douglas Crispim – Assessor Diocesano da Pastoral da Saúde e Pe. Julio Marcelino dos Santos da Paróquia Imaculada Conceição de Osasco.
Na sua homilia o bispo falou da misericórdia e se referiu a Maria, mãe de Jesus, como mãe de misericórdia.“Jesus a misericórdia eterna do Pai, ele exerceu a misericórdia na doação no calvário, dando sua vida para que nós tenhamos vida. Ele é coração aberto para nos acolher e para nos dar misericórdia e nos convida a ser misericordiosos: “sede misericordiosos”, ressaltou Dom Ercílio.
O bispo encerrou mencionando as palavras de São Camilo de Lelis que afirmou que “os enfermos são as pupilas do coração de Jesus, o que fizermos por eles faremos ao próprio Deus”.
Os agradecimentos foram feitos por Pe. Douglas, que agradeceu a presença do bispo, ao movimento Mariápolis e especialmente aos voluntários que realizam a missão evangelizadora no mundo da saúde.