Highslide for Wordpress Plugin

Diocese de Osasco

Últimas Notícias

BIO, Destaques, Diocesanas, Notícias › 11/09/2019

Em destaque: Paróquia São José Operário do Jd. D’ Abril / Osasco

A comunidade que viria a ser a sede da Paróquia São José Operário tem seu início não depois, não sabemos se antes, de 1961. Há testemunhos de que em 19 de março do referido ano, foi criada uma comissão para a edificação de uma comunidade católica. Em 29 de junho do mesmo 1961 aconteceu a Primeira Comunhão, às 17 horas. Depois de muitas quermesses, festas, promoções, tudo para a construção da Igreja, em 1966, quando a Igreja estava quase pronta, uma comissão foi à Cúria Metropolitana de São Paulo pedir que fosse criada a Paróquia São José Operário. Conforme o Decreto de criação, “dado e passado na Cúria Metropolitana, aos 18 de setembro de 1967”, foi criada a “Paróquia amovível de São José Operário, de Jardim D’Abril – Osasco formada com os territórios desmembrados das Paróquias de Santo Antônio, de Osasco e Sagrada Família, de Vila Yara”.

Os primeiros párocos foram da Sociedade dos Missionários de São Patrício, os irlandeses Pe. Geraldo McCluskey, falecido em 2014, depois seguiram Pe. Jaime Curtis e Pe. Thomas Joseph Scott. Os irlandeses foram sucedidos pelos brasileiros Pe. Geraldo Augusto de Oliveira, Pe. Adinael Carlos Miguel e o atual pároco, Pe. Alexandre Pessoa Garcia. Durante a sua história, as comunidades da paróquia contaram com a ajuda de alguns vigários paroquiais e também de sacerdotes que colaboraram nas celebrações de Missas. Atualmente Pe. José Aparecido Pereira é vigário paroquial e o paulino Pe. Arno Brustolin colabora ordinariamente, em pelo menos dois domingos ao mês, com a celebração de Missas e também é disposto a outras ajudas, conforme suas possibilidades.

Cada comunidade da paróquia tem uma história viva, cheia de riqueza, conquistas superação, enfim, de experiência da graça de Deus. Aqui não vamos detalhar estas histórias. Somente para uma orientação cronológica. No território paroquial também está presente a Congregação das Irmãs de Jesus Bom Pastor, uma das congregações fundadas pelo Bem Aventurado Tiago Alberione. Esta congregação sempre esteve presente em nossa paróquia, em diferentes formas de atuação e presença ao longo deste tempo.

Toda esta história foi conduzida pela graça de Deus e pelo Seu povo; ontem hoje e sempre assim será, o povo que ama, trabalha e sustenta a Igreja, emprega seu tempo, recursos e até suas limitações. Somos muito gratos também aos leigos engajados nas pastorais, membros de movimentos e associações que trabalham na construção da Igreja viva, são agentes de comunhão, evangelização e de esperança para o nosso tempo.

A Paróquia São José Operário faz parte da região pastoral São José Operário, situada em Osasco e contém cinco comunidades: Matriz São José Operário, São Francisco de Assis, Nossa Senhora Aparecida e Santo Expedito, Nossa Senhora da Glória e Santa Rita de Cássia.

 

Diácono Carlos Augusto Andrade

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

X