Highslide for Wordpress Plugin

Diocese de Osasco

Últimas Notícias

BIO, Destaques, Diocesanas, Notícias › 29/08/2019

Em destaque: Paróquia Santo Antônio e Nossa Senhora do Carmo

 

Em 1920 o Sr. Zacarias Antônio da Silva (NHÔ ZACA) e sua esposa, Sra. Rosalina, compraram um sítio de 60 alqueires, na região onde hoje é o bairro Portão. Diziam os antigos que o nome “Bairro do Portão” foi dado devido existir, muito antigamente, uma porteira onde os viajantes entravam e paravam para descansar, este portão ficava mais ou menos onde hoje é o Extra Supermercados.

Quando lotearam as áreas que ficavam dos dois lados da estrada, o casal Sr. Zacarias e Rosalina escolheram um dos melhores e mais altos terrenos de seu loteamento e doaram para construção da capela. Como era um casal muito devoto de Santo Antônio, pediram ao Padre Miguel, então vigário de Cotia, que quando a igreja fosse inaugurada levasse o nome de Santo Antônio. O padre fez o pedido à Cúria de São Paulo e foi autorizado. Então, foi colocada a pedra fundamental no terreno, pelo padre Miguel e o Sr. Zacarias. A partir daí, foram sendo realizadas várias quermesses para arrecadar recursos para construção da Capela.

Em 1952, o Sr. Carlos Luigi Massafelli pediu ao Sr. Antônio Martinez, desenhista recém chegado da Espanha, para que fizesse o projeto de Construção e Arquitetura da igreja. O Sr. Martinez, com auxílio do topógrafo Sr. Oswaldo Maria, executou o projeto e acompanhou toda a obra, sendo este o seu primeiro projeto no Brasil. Devido ao projetista ser espanhol, a igreja possui janelas no estilo colonial espanhol.

A construção da igreja foi iniciada em 1952, sendo coordenada e administrada pelo Padre José Portela, na época Vigário de Cotia; a conclusão da construção foi coordenada pelo Padre Luiz Martini Camargo. Segundo o Padre José, quando ele se afastou de Cotia para Petrópolis em 1954, a igreja já estava levantada e coberta, os pisos estavam no local, porém não colocados. Padre José e Padre Luiz tiveram participações muito ativas nas quermesses, saindo para diversos lugares pedindo e conseguindo muitas prendas.

O construtor da igreja desde seu alicerce até a torre foi o Sr. Carlos Luigi Massafelli, tendo como ajudante de pedreiro o Sr. Domingos, pai do padre Luiz Antônio Sochiarelli (ex-pároco da Matriz Nossa Senhora de Monte Serrat). Além deste, o Sr. Carlos contou com a ajuda de muitos outros.

Os filhos de Nhô Zaca, Mário Silva e Luiz Silva, doaram os tijolos para a construção; o Sr. Mario, na época, tinha uma olaria. A Sra. Florisa Lemos Leite, que ainda mora em Cotia, doou os pisos, de mosaico branco e preto, que existem até hoje. As Sras. Maria Salete Pereira e Bela fizeram uma campanha vendendo rifas, na qual conseguiram comprar uma parte dos bancos e vitrôs e o restante foi doado por algumas famílias.

O Sr. Carlos Wolmer Massafelli, ainda morador do bairro, foi quem desenhou o projeto da cruz que temos na torre da igreja e seu irmão, Sr. Vasco Massafelli, já falecido, a confeccionou em sua fábrica de brinquedos. Os Srs. Carlos e Vasco são filhos do construtor da igreja Sr. Carlo Luigi, sendo que esta foi sua última construção, pois logo após foi acometido de uma doença que o deixou cego.

O nome “IGREJA SANTO ANTÔNIO” permaneceu até 09 de fevereiro de 2003, quando se tornou Paróquia. Como já existia a Paróquia Santo Antônio no bairro da Granja Viana, foi acrescentado como padroeira “Nossa senhora do Carmo”, em homenagem às Irmãs Carmelitas que vivem no Carmelo em Cotia, passando então a se chamar “PARÓQUIA SANTO ANTÔNIO E NOSSA SENHORA DO CARMO”.

Em 13 de junho de 2006, celebramos, com muita alegria, o jubileu de ouro (50 anos) de construção e inauguração da nossa igreja.

A paróquia teve como 1° Pároco o Padre Flávio Soares Lopes, que muito fez pela Paróquia e por todas as comunidades. Com seu carisma e sua maneira simpática de administrar, conseguiu montar várias equipes de trabalho, as quais tiveram muita importância para o crescimento desta igreja. Padre Flávio permaneceu na paróquia até fevereiro de 2009.

Em 20 de fevereiro de 2009, o Padre Gilmar Raimundo de Santana tomou posse como o 2º Pároco de nossa Paróquia, dando continuidade a alguns trabalhos já iniciados por Padre Flávio, como as reformas e melhorias no prédio da Igreja. Dentro destas reformas podemos destacar a reforma do altar, que foi consagrado em 08 de fevereiro de 2009 a Santo Antônio e Santo Antônio de Santa Galvão por Dom Ercílio Turco, bispo da Diocese de Osasco. Além disso, Padre Gilmar também vem realizado outras atividades e trabalhos em nossa Paróquia.

Depois de se tornar Paróquia, a igreja cresceu muito; hoje temos muitas pastorais, duas comunidades do Caminho Neocatecumenal, movimentos e mais quatro comunidades que fazem parte dela. Todas estas pastorais e movimentos colaboram muito, com seu serviço a Deus, para o crescimento e o anúncio da palavra de Deus.

Da paróquia Santo Antônio e Nossa Senhora do Carmo desmembrou a Paróquia Nossa Senhora de Fátima do Jardim Coimbra, na cidade de Cotia. Atualmente, a paróquia é composta por cinco comunidades: Matriz Santo Antônio e Nossa Senhora do Carmo, Bom Pastor, Sagrada Família, São Francisco de Assis e São Judas Tadeu.

 

Diácono Carlos Augusto Andrade

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

X