Dom João preside Solenidade de Pentecostes na Paróquia São Roque

“Toda vez que celebramos a vinda do Espírito Santo, é a comemoração do aniversário da Igreja; porque foi naquele dia que teve início da Igreja de Cristo!” – Com estas palavras, o nosso Bispo Diocesano Dom Frei João Bosco iniciou a Solenidade de Pentecostes no domingo, 15 de maio, na Paróquia São Roque.

Da mesma forma como o Espírito Santo sonhou a Igreja de Cristo, irmanamo-nos em uma só fé, em uma só família, para receber os dons e o sopro divino do Espírito criador e unificador na Festa de Pentecostes 2016!

Em um clima de muita espiritualidade e unidade, como é costume na Paróquia São Roque, às 06h00, animados pelos rojões e pela banda, iniciamos o dia com a tradicional Alvorada na residência dos Festeiros do Divino 2016, Marina e Roberto. Às 09h00, realizamos a Solene Procissão com a participação de todas as Comunidades da nossa Paróquia e Paróquias vizinhas. Às 10h00, para grande alegria e honra da família paroquial são-roquense, recebemos em nosso meio o Bispo Diocesano Dom Frei João Bosco Barbosa de Sousa, que presidiu a Santa Missa Campal na Praça da Matriz, tendo ao seu lado como concelebrante o Pe. Daniel Balzan, Pároco da Paróquia São Roque, e o Frei Francisco Sales.

Durante a homilia, Dom João nos convidou a celebrarmos alegremente a Festa de Pentecostes: “Queremos juntos contemplar a beleza deste dia!… Aqui se torna plenamente claro o plano de Deus: Ele quer estar conosco, na forma mais completa, mais plena que existe, que é o Seu Espírito! Jesus sopra sobre seus discípulos, dizendo: Recebam o Espírito Santo! Neste sopro de Jesus, há uma continuidade de um outro sopro… quando Deus criou o primeiro homem e a primeira mulher, o ser humano na Terra, também Ele soprou sobre aquele homem e ele ganhou vida… é como se aquele sopro do início da humanidade ainda não tivesse acabado, tivesse percorrido toda história e chegasse até Jesus naquele momento em que ele sopra sobre os seus discípulos. A partir daquele momento, cada um deles, transformado em apóstolo, em cristão, passou a ser também sopro de Deus – o caminho do mundo! Neste sopro de Deus nasceu a Igreja!…”

Após a cerimônia de apagar o Círio Pascal, o Pe. Daniel agradeceu em seu nome, em nome da Paróquia São Roque e do Conselho Paroquial, os Festeiros 2016 – Marina Garcia Cavalheiro Lobo e Roberto de Moraes Lobo, bem como a toda família, pelo belo trabalho de evangelização realizado ao longo deste ano. Em seguida, carinhosamente, anunciou o nome do casal Festeiro que irá conduzir a Festa do Divino 2017: Pedro Cypriano da Silva Neto e Maria Cristina do Nascimento da Silva, desejando-lhes muita luz, serenidade e sabedoria. “A Igreja pede de vocês um serviço, um serviço voluntário, e o coração de vocês já foi aberto! O Espírito soprou sobre vocês e este sopro vai transformar vocês em verdadeiros mensageiros…”.

Que nós, como discípulos e missionários, sejamos o sopro divino para os nossos irmãos! “Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos Vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor!”