Dom Ercílio completa 80 anos de vida!!

Completados em 13 de março de 2018, a Diocese de Osasco se alegra pelo 80º aniversário natalício de Dom Ercílio Turco. Que grande alegria poder fazer parte da história deste servo de Deus fiel, homem de fé e testemunha da esperança!

Dom Ercílio nasceu em Campinas, SP, em 13 de março de 1938. Filho de Francisco Turco e Ignez Canossa Turco, último dos irmãos Oswaldo, Antônio, José e Terezinha.

Francisco Turco (pai), Terezinha (irmã) , D. Ignez (mãe) e Dom Ercílio (da esquerda para direita). Arquivo Pessoal.

Cursou o estudo primário (1ª – 4ª séries) no Grupo Escolar Adalberto Nascimento, o Ginásio na Escola Técnica Bento Cheurino (5ª – 8ª séries). Terminou seus estudos no Seminário da Imaculada, em Campinas, em 1955. No Seminário Central do Ipiranga, em São Paulo (SP), fez seus estudos de Filosofia e na Faculdade Nossa Senhora da Assunção, também em São Paulo, cursou e concluiu a Teologia.

Foi ordenado sacerdote em Campinas, no dia 1º de dezembro de 1963, por Dom Paulo de Tarso Campos, naquela época Arcebispo Metropolitano de Campinas.

Desde jovem, Dom Ercílio mantêm uma relação de grande afeto com os sobrinhos. Arquivo Pessoal

Em 18 de novembro de 1989, foi nomeado, pelo Papa João Paulo II, o terceiro Bispo de Limeira (SP), sendo ordenado no dia 04 de fevereiro de 1990, por Dom Gilberto Pereira Lopes, Arcebispo Metropolitano de Campinas, tomando posse em 08 de fevereiro de 1990.

Em 24 de abril de 2002 foi transferido, pelo Papa João Paulo II, para a Diocese de Osasco (SP). Tomado posse aos 30 dias do mês de junho no corrente ano.

Conforme o Cân. 401 do Código de Direito Canônico apresentou sua renúncia por motivo de idade ao Santo Padre Francisco, no dia 14 de março de 2013, sendo que a renúncia foi aceita no dia 16 de abril de 2014. Atualmente, exerce a função de bispo emérito da Diocese de Osasco.

Nossas orações e carinho ao nosso bispo emérito Dom Ercílio Turco, neste dia em que celebra o dom da vida. Que Deus em sua infinita misericórdia o conceda fortaleza e saúde! Feliz Aniversário!

Fonte: BIO - Boletim Informativo de Osasco