BIO, Clero, Diocesanas, Notícias › 13/08/2018

Diocese ganhará 5 novos sacerdotes, em agosto

No próximo dia 19 de agosto, às 9h, na Concha Acústica da Fito (Zona Sul), serão ordenados cinco novos sacerdotes para a Igreja Diocesana de Osasco.

Pela imposição das mãos de S. Excia. Revma. Dom Frei João Bosco Barbosa de Sousa, ofm, recebem o Sacramento da Ordem os diáconos: Dênis Aparecido Mendes Pereira, Eduardo de Souza Sobrinho, Franklin Bruno Costa, Leonardo Sousa dos Santos e Rafael Ferreira de Santana.
O tempo de formação dos diáconos dura em média nove anos, período em que os seminaristas vivenciam a fé e a encontro pessoal com Deus, por meio dos momentos de orações, missas, adoração e a prática da piedade. “No meu dia-a-dia onde tive estas experiências com Deus nos sinais que se revelavam nos trabalhos pastorais e nos estudos, onde pude sentir a graça de Deus vindo ao meu auxílio”, declara o Diácono Franklin Bruno.

Os diáconos acreditam que, a preparação para o sacerdócio contribui não só para o ministério, mas também, para um maior amadurecimento e aprofundamento enquanto pessoa, na sua totalidade. A formação desenvolve as potencialidades e desperta para as fraquezas.

Neste sentido, o diácono Eduardo Sobrinho declara que para ser padre é necessário primeiramente ser ‘gente’: “A graça de Deus se manifesta nos pequenos atos de um ministro ordenado, seja por palavra ou por gestos. Que minha vida e meu mistério, dado por Deus, seja canal de graça para as pessoas e um instrumento nas mãos de Deus”.

Para o diácono Leonardo Sousa, os conhecimentos adquiridos ao longo da caminhada vocacional servem como base a ser aplicada já no período de formação, tanto na vida de seminário como nas paróquias e pastorais, e auxiliam o sacerdote durante toda a vida ministerial. Ele ressalta que todo Ministro ordenado deve recorrer sempre a base, a experiência adquirida, as experiências vividas e contar sempre com o auxílio da graça de Deus. E conclui “Ele faz dar frutos”.

A Solene Celebração Eucarística acontece dentro da programação do ComVocação – evento em prol das vocações, promovido pelo Seminário São José.