Tomada de Posse do Pe. Flávio Soares

Foto: Pascom Diocesana

Na última sexta-feira, dia 22 de janeiro, a Paróquia Bom Jesus e Santa Cruz de Canguera em São Roque, recebeu o Pe. Flávio Soares Lopes como administrador paroquial. A missa foi presidida por Dom João Bosco e concelebrada por Mons. Claudemir dos Santos, Pe. Daniel Balzan, Pe. Geraldo Augusto, Pe. Odair José, Pe. Sérgio Medeiros, Pe. Alexandre Santos, Pe. Alexandre Siles e Pe. Sebastião. Prestigiou a celebração de posse um grande número de fiéis da paróquia anfitriã, assim como de outras paróquias da nossa diocese.

Como indica o rito de posse o Pe. Flávio fez sua profissão de fé, seu juramento de fidelidade e a renovação das promessas sacerdotais. Nestes gestos, o padre manifesta sua comunhão e adesão com a Igreja na pessoa do bispo diocesano. Pe. Odair José, Chanceler da Cúria, fez a leitura da Portaria de Nomeação, documento pelo qual é conferido ao sacerdote o cuidado de uma porção do povo de Deus, representada na paróquia.

Antes da proclamação do Evangelho, D. João fez a entrega do ambão e da Palavra de Deus, relembrando a Pe. Flávio a obrigação de fazer com que o Evangelho seja integralmente anunciado aos paroquianos, e o zelo com os fiéis para que sejam instruídos nas verdades da fé, principalmente através da homilia. O bispo enfatizou ainda, a necessidade de um especial cuidado com a educação católica das crianças e jovens, além de procurar com todo o empenho que o anúncio evangélico chegue também aos que vivem afastados da igreja ou que não professam a verdadeira fé. “A Palavra de Deus tem que ser anunciada, ensinada e testemunhada”, afirmou o bispo.

Pe. Flávio recebeu da comunidade a estola roxa, as chaves do sacrário e os Santos Óleos, sinais e ferramentas necessárias na prática do seu ministério. Antes da benção final foi feita a leitura da Ata de Tomada de Posse, assinada por todos os padres e pelo bispo.

O padre agradeceu a D. João a confiança nele depositada, a presença dos padres, amigos, a Paróquia de São Roque, os fiéis da Paróquia São João Batista do Rochdale (onde ele foi vigário), à Paróquia Bom Jesus e Santa Cruz de Canguera que o acolhe, e em especial a Mercedes Leiga do Instituto Secular Vita et Paz.

Fonte: Ir. Letícia/ Pascom Diocesana

Acesse a galeria de fotos:

Tomada de Posse do Pe. Flávio Soares