“Precisamos estar unidos para desenvolver a cultura do bem”, padre Henrique de Souza sobre o Comvocação

O vice-reitor do Seminário e coordenador geral do evento, falou sobre suas expectativas para a Festa das Vocações nesse fim de semana

Faltando menos de três dias para o 11º Comvocação, padre Henrique conversou com a assessoria de imprensa da Festa sobre planos futuros, assim como as dificuldades para realizar um evento desse porte, mas destacou principalmente as graças e vitórias que são alcançadas a cada edição.

São “grandiosas” as expectativas do sacerdote. “O Comvocação a cada ano cresce, e acaba adquirindo sempre mais visibilidade, principalmente na essência do motivo do evento que é a promoção das vocações”, ressaltou o padre.

O vice-reitor afirma que um dos objetivos do Comvocação é “atingir toda a sociedade, levar a sociedade a perceber que precisamos estar unidos para desenvolver a cultura do bem”. Para um futuro próximo, o coordenador do evento percebe que “para isso temos que unir forças” e que o Comvocação passe a ter também um trabalho de promoção social.

Uma das finalidades da Festa das Vocações é a arrecadação de recursos para o mantimento do Seminário São José, mas Souza afirma “que todo o Comvocação tem atingido seu objetivo principal que é um valor imaterial, que é a promoção das vocações, e isso não tem preço, esse é o grande recurso que [o evento] traz para nossa diocese”. Ele ainda acrescenta que “em segundo plano, é claro que vemos algo material para que possamos ajudar no mantimento do nosso Seminário, pois são muitos os custos para a diocese” e, “para isso é necessário buscar mais parcerias, para que tenhamos quase 100% de lucro”.

Durante o Comvocação diversos nomes da música católica sobem ao Palco Principal, como Rosa de Saron, padre Antonio Maria, entre outros. Sendo um dos pontos fortes da Festa, a musicalidade. O coordenador do evento fala que “a música, assim como a oração e os testemunhos de muitos outros religiosos, acaba sendo uma forma de perceber o sinal da presença de Deus que chama de várias maneiras os seus escolhidos para as vocações”. Padre Henrique ainda acredita “que para todos existe uma certa influência quando você acaba vendo na musica uma expressão da oração”.

Uma das novidades da edição deste ano é o “Comvocação Extreme”, espaço dedicado para a prática de atividades radicais, como um local para que esses esportistas possam expressar sua fé, já que “o intuito do Comvocação é fazer com que as pessoas reflitam sua vocação, o chamado para Deus”, como bem lembra padre Henrique.