Paróquia Santa Cruz e Nossa Senhora das Dores, de Cotia, tem novo pároco

Foto: RoseMeire Sousa

_MG_3023Dom João Bosco celebrou na noite do último dia 22 sua primeira missa de tomada de posse na Diocese de Osasco. A igreja matriz da Paróquia Santa Cruz e Nossa Senhora das Dores, em Cotia, estava cheia para a acolhida de seu novo pároco, Pe. Fernando Ribeiro.

Para celebrar este momento importante na diocese, estiveram presentes vários padres da região, bem como Monsenhor Claudemir e Padre Odair, chanceler da Cúria. Fiéis de Ibiúna, cidade natal do Pe. Fernando, Cotia e Vargem Grande Paulista também prestigiaram a celebração.

Como parte do rito de posse, Pe. Fernando proclamou sua profissão de fé e fez o juramento de fidelidade. Ao receber a estola, os santos óleos e a chave da Igreja, Dom João Bosco disse ao novo pároco para zelar os sacramentos, guardar a santa eucaristia e conduzir o povo ao encontro com Cristo. Ao final da celebração  Pe. Fernando leu e assinou a ata de posse.

Em sua homilia, o bispo falou sobre o papel do pároco na condução do povo ao encontro com Deus. “Temos a tarefa de administrar os dons colocados em nossas mãos e usá-los para anunciar o evangelho para aqueles que ainda não o conhecem, como fez São Paulo. Na paróquia, o pároco é o administrador e tem o papel de aproximar o povo de Deus, sobretudo com ternura e sem divisões, como pede Papa Francisco”, comentou Dom João.

A Paróquia Santa Cruz e Nossa Senhora das Dores é uma das paróquias mais jovens da região pastoral de Cotia, com pouco mais de um ano de formação. Seu primeiro pároco foi Pe. Emilson, que, por questões de saúde, deixou a paróquia em agosto.

“Pude perceber na região Cotia grande fraternidade e unidade. Para esta paróquia que hoje acolhe um novo pároco deixo a mensagem para que caminhem com força como igreja missionária”, comentou Dom João Bosco em entrevista à Pascom Diocesana.

De volta para Região Cotia

_MG_3205

Pe. Fernando retornou de Roma em julho, após a conclusão de seus estudos. De 2008 a 2012 ele foi pároco da Paróquia Santo Antônio de Santana Galvão, em Vargem Grande Paulista, também na região Cotia.

Com sorriso característico, ele saudou e agradeceu os presentes, falando da gratidão que tem a Deus pela condução de seu ministério. “Deus tem sido muito bom comigo. Já tenho recebido a recompensa de quem deixa seu pai e sua mãe por Cristo, como diz o evangelho. O Senhor nos quer família, quer que ouçamos sua palavra e cresçamos na graça de Deus. Uma das definições de Igreja que mais gosto está em Ato dos Apóstolos, quando Lucas diz ‘Um só coração e uma só alma’. Assim devemos ser: uma família, uma casa. Jesus não fundou uma empresa, ele fundou uma casa onde todos sorriem, choram, celebram e festejam juntos. É isso que Deus quer de nós. Agradeço a Deus porque vocês, hoje, são minha família. Aos poucos vou decorando o nome de todos, Deus há de aumentar minha memória, pois a memória vem do amor”, disse o padre.

Após a missa houve uma confraternização no salão paroquial, onde todos puderam dar as boas vindas ao novo pároco.

Natália Pereira

Pascom Diocesana

Fonte: Natália Pereira

Acesse a galeria de fotos:

Solene Celebração Eucarística de Tomada de Posse do Novo Pároco Pe. Fernando Ribeiro