Paróquia Nossa Senhora das Graças comemora 36 anos

No dia 27 de abril de 2015, a paróquia Nossa Senhora das Graças celebrou o seu 36º Aniversário de Instalação. A Santa Missa foi presidida pelo Bispo Diocesano de Osasco Dom João Bosco e concelebrada pelo pároco Pe. Reginaldo Machado e pelos Padres Romildo Isidro, Alexandre Oliveira, Pedro Rosa e José Maria. Marcaram presença autoridades da cidade, religiosos, religiosas e milhares de fiéis que encheram a Igreja para prestigiar festa.

Reforma da igreja matriz

Desde junho de 2014, os fiéis vêm acompanhando e colaborando na comunhão de recursos para o processo de reforma da Matriz, que após a conclusão terá capacidade para mais de mil pessoas. As obras estão em andamento. O local definitivo da Imagem Monumental de Nossa Senhora está concluído e foi marcado com a benção feita por Dom João Bosco, acompanhada pelas palavras de incentivo e motivação na caminhada de fé do povo de Deus.

Registros Oficiais

“A primeira Missa celebrada em Vargem Grande foi no dia 13 de junho de 1907, na sala da casa do Sr. Mathias, que em 1913 doou meio alqueire de terras para construir a capela de Nossa Senhora das Graças, que media dez metros de comprimento por seis de largura. Com a fabricação dos tijolos, que eram muito pesados (três quilos e meio cada um), eram necessária a ajuda dos carros de boi para transportá-los. Todos os finais de semana, muitas pessoas da comunidade se reuniam para ajudar na construção da capela.”

“Em maio de 1963 foi lançada pelo Cardeal Arcebispo de São Paulo a Pedra Fundamental da Igreja”.

De acordo com registros no Livro Tombo da Paróquia, página nº 01, traz a seguinte informação: “Aos vinte e oito de abril de mil novecentos e setenta e nove, às dezenove horas e trinta minutos, com a participação de grande número de fiéis das paróquias vizinhas e principalmente da Paróquia de Cotia, que está sendo desmembrada em Missa concelebrada pelos padres abaixo assinados, presidida por Dom Francisco Manuel Vieira, Bispo auxiliar de São Paulo na Região Episcopal de Osasco. Depois da homilia foi lido o decreto de criação da nova paróquia e também a provisão do primeiro vigário Padre Giulio Liverani”.

Em Vargem Grande Paulista, viveu Ginetta Calliari, Serva de Deus, membro dos movimentos dos focolares. Entre as peças do Patrimônio da Paróquia se encontram também uma imagem de Nossa Senhora aparecida, presente de Chiara Lubich à Paróquia que veio por intermédio de Ginetta e também um Ostensório e um Sacrário que pertencia à capela particular de Ginetta Calliari.

No Bairro do Carmo (antigo quilombro), até o ano de 2014 era uma comunidade pertencente à Paróquia Nossa Senhora das Graças, Ginetta Calliari, desenvolveu um grande trabalho social e de Evangelização, trabalho estes reconhecidos e visitados por Chiara Lubich, fundadora do Movimento dos Focolares, cuja Causa de Beatificação e Canonização foi aberta em janeiro de 2015.

Segurança, conforto e preservação patrimonial

A atual reforma consiste em, além da ampliação, atender a todas as exigências legais cabíveis ao projeto como: acessibilidade, vagas de estacionamento para deficientes, rampas de acesso, portas de emergência. Visando também a preservação do grande Patrimônio da Paróquia, que são as Obras do Pe. Giulio Liverani, que retrata através das pinturas em painéis de cerâmica, a Via-Sacra de Jesus Cristo, a questão da Ditadura Militar e um pouco da história e vida do povo Vargengrandense nesse período histórico do País. E também a preservação de toda a história da Paróquia no que se refere à vida e à fé do povo, como a própria Imagem de Nossa Senhora que foi colocada no local definitivo para visitação e fortalecimento na fé de quem comparecer.

Aprovação do projeto

Todo o projeto desenvolvido foi aprovado pela Comissão Administrativa da Diocese de Osasco, no ano de 2012, e começou a ser executado após a obtenção dos alvarás necessários, junto à Prefeitura de Vargem Grande Paulista.

Dia da Padroeira

Nossa Senhora das Graças, cuja festa é celebrada em 27 de novembro, sempre foi por tradição, padroeira de Vargem Grande Paulista. No ano de 2014, por autoria do Vereador Ney, em unanimidade, foi aprovado e oficializado pela Câmara Municipal, Nossa Senhora das Graças como Padroeira e Rainha da Cidade, sendo o seu dia feriado Municipal.

Missa especial e distribuição da Medalha Milagrosa

Todo dia 27 é celebrada a Missa em honra a Nossa Senhora das Graças, com a benção e distribuição da Medalha milagrosa. Devoção atribuída às Aparições de Nossa Senhora das Graças a Santa Catarina de Labouré, na França.