Diocesanas, Notícias › 24/11/2014

Missa diocesana celebra a Festa de Cristo Rei do Universo

No dia 23 de novembro, centenas de fiéis estiveram presentes no Ginásio José Correa que fica na cidade de Barueri para a missa da solenidade de Cristo Rei do Universo. A celebração  marca o encerramento do ano litúrgico e reuniu bispos, padres diocesanos, diáconos, seminaristas,  religiosos e religiosas para umas das festas mais significativas da Igreja Católica.

Nesta mesma data comemora-se ainda o Dia dos Cristãos Leigos e Leigas. Assim, Dom João iniciou sua homilia falando sobre a presença imprescindível dos leigos na Igreja. Fazendo menção aos 50 anos do Concílio Vaticano II e ao Documento Lumen Gentium destacou que o clero e os leigos possuem a mesma missão, evangelizar, e a mesma vocação, a santidade.

Ainda sobre o Concílio Vaticano II, chamou a atenção para a grande mudança de papel da pessoa que antes simplesmente ouvia e obedecida, hoje todos possuem a capacidade de reconhecer sua dignidade de serem filhos e filhas de Deus.

“O grande plano de ação do leigo está no mundo, na sociedade, no trabalho, na política. É lá que tem que testemunhar a Palavra que ouviram e acreditaram”, declarou. O bispo pede que coloquem a Igreja em diálogo com mundo, com a sociedade, e diz que é preciso se atualizar para alcançar a meta da evangelização.

Momentos antes, na Cerimônia de Entrega dos Conselhos que antecedeu a celebração da missa, já considerava a importância do diálogo, “Jesus Cristo não é rei da Igreja, Jesus Cristo é Rei do Universo e esta é a nossa missão”.

Ao final da missa a Câmara Municipal de Barueri fez uma moção de aplausos ao Bio – Boletim Informativo da Diocese de Osasco em comemoração aos 25 anos de existência, na pessoa do bispo D. João e Pe. Valdivino Gonçalves, responsável pelo informativo.